Prevenção combinada para mulheres cis e trans: próxima live ImPrEP, nesta terça, 24/8/2021, às 19h
Para discutir similaridades e particularidades em relação à prevenção do HIV no universo feminino, na próxima terça-feira, dia 24 de agosto de 2021, às 19h, o ImPrEP promoverá a live “Prevenção combinada para mulheres cis e trans”. O encontro virtual mais uma vez terá a participação especial de educadores e educadores de pares do estudo e será transmitido pela página institucional no Facebook (@imprepbrasil), contando com a parceria da Aliança Nacional LGBTI+ e a mediação dos coordenadores comunitários para as populações HSH e trans do ImPrEP, Júlio Moreira e Alessandra Ramos.
No caso das mulheres cis, a live abordará a desinformação sobre a profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV, a limitação do acesso em virtude dos públicos prioritários para PrEP que concentram a maior número de casos de HIV no país (HSH, população trans, entre outros), o que os estudos com o uso da profilaxia em mulheres na África apontam, além de novas metodologias em desenvolvimento ou que vêm sendo aplicadas, como, por exemplo, os anéis vaginais.
Já em relação às mulheres trans, o encontro debaterá questões que vão desde a acessibilidade e as vulnerabilidades socioeconômicas que impactam na adesão à prevenção combinada, até as novas metodologias em curso apontadas como as mais desejáveis, com destaque para a PrEP injetável.
No Canal ImPrEP nesta página ou na conta institucional noYouTube (projeto ImPrEP INI/Fiocruz), é possível assistir a todas as lives já realizadas:
– A estratégia da educação de pares
– Ativismo na luta contra a Aids
– PrEP e pessoas trans
– PrEP e HSH
– Redução de danos e chemsex – sexo químico
– Autotestagem de HIV como estratégia de prevenção combinada
– Criação de ambientes favoráveis nos serviços de acolhimento da população LGBTI
– Estratégias de educação de pares para populações periféricas
– Existe estigma contra os usuários de PrEP?