PrEP: tecnologia de prevenção

PrEP mensal passa em seu primeiro grande teste

Um estudo, liderado por Sharon Hillier, da Universidade de Pittsburg, apresentado na conferência virtual HIV Research For Prevention (HIV R4P), mostrou que o medicamento islatravir (MK-8591) pode ser utilizado como profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) e administrado apenas um vez por mês.

A pesquisadora relatou os resultados da fase 2A do estudo, baseado nos Estados Unidos, cujo objetivo era estabelecer o nível e a persistência do medicamento no sangue e nos tecidos dos 150 voluntários, com idade de 18 a 65 anos, que apresentavam baixo risco de infecção pelo HIV.

Os voluntários foram divididos em dois grupos: 100 receberam, cada um, seis doses orais mensais de comprimidos de islatravir de 60mg ou 120mg, enquanto os outros 50 receberam placebo. Após a sexta dose, os níveis do medicamento continuaram a ser medidos por mais três meses, tempo em que os participantes e os pesquisadores ainda estavam “cegos”, ou seja: não sabiam em qual braço do estudo estavam.

Com base nos estudos da fase 1, os níveis de islatravir foram projetados para ficar, ao longo de cada mês, bem acima do nível de 0,05 picomoles de medicamento por milhão de célula, medida considerada o limite da eficácia.

O islatravir não se mostrou completamente isento de efeitos colaterais e mais da metade (53%) dos participantes informaram  pelo menos um evento adverso, que poderiam ou não estar relacionados ao medicamento. Os mais comuns foram sintomas gastrointestinais (náuseas, dor de estômago e diarreia) e dor de cabeça. No entanto, nenhum advento adverso foi classificado como sério.

Os níveis mínimos de medicamento em cada mês foram da ordem de um picomol por milhão de células em voluntários que tomaram a dose de 60mg (20 vezes o limite de eficácia estimado) e dois picomoles ou mais para aqueles que tomaram a dose de 120mg (de 40 a 50 vezes o limite da eficácia estimado). Os níveis não aumentaram ou diminuíram significativamente ao longo de cada mês.

Fonte: site do Aidsmap, de 27 de janeiro de 2021.

(https://www.aidsmap.com/news/jan-2021/once-month-prep-pill-easily-passes-its-first-big-test)

Link para o estudo: https://programme.hivr4p.org/Abstract/Abstract/1363