2021 Notícias

ABIA: RESPOSTA BRASILEIRA À COVID-19 E AS CONSEQUÊNCIAS NO ENFRENTAMENTO À AIDS

Em dezembro de 2020, a Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids  lançou o “Dossiê Abia – HIV/Aids e Covid-19 no Brasil” visando registrar as diversas sinergias que transformam as duas pandemias em verdadeiras “sindemias” (conjunto de problemas de saúde interligados, envolvendo duas ou mais complicações que se interagem de maneira sinérgica e contribuem para a carga excessiva de doenças em uma população).

Entre os temas abordados estão as experiências das pessoas que vivem com HIV em relação à testagem, os desafios para garantir os direitos individuais e coletivos, os impactos do novo coronavírus na resposta ao HIV, os desafios e oportunidades para a descoberta de vacinas, a brutalidade do racismo e os entraves causados pelo estigma e discriminação. O lançamento oficial aconteceu durante a live “HIV/Aids e Covid-19 no Brasil” no canal da associação no YouTube (https://youtu.be/S9lrDUH9bIw).

O dossiê reúne artigos e reflexões assinadas por especialistas em HIV/Aids, como Richard Parker, Jane Galvão, Veriano Terto, Juan Carlos Raxach, Vagner de Almeida, entre outros. Para ler o documento, clique em http://abiaids.org.br/dossie-abia-hiv-aids-e-covid-19-no-brasil/34379