2020 Notícias

ImPrEP inicia inquérito com médicos prescritores de ARVs

No final de janeiro de 2020, o ImPrEP deu início a mais um subestudo: o inquérito online com médicos prescritores de antirretrovirais (ARVs), desenvolvido em parceria com o Departamento de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, do Ministério da Saúde. A iniciativa visa complementar o estudo qualitativo realizado entre stakeholders ligados à implementação da PrEP no Brasil e avaliar o conhecimento e aceitabilidade dos médicos que prescrevem ARV para o tratamento de pessoas vivendo com HIV em prescrevê-los (no caso, PrEP) para pessoas HIV negativas.

O objetivo é avaliar o conhecimento e as práticas sobre PrEP, prevenção combinada e novas tecnologias biomédicas de prevenção do HIV, analisar a intenção de prescrever PrEP e PEP (profilaxia pós-exposição), assim como estudar a percepção de risco entre as populações mais vulneráveis à infecção pelo HIV. O inquérito, que será disponibilizado via e-mail, poderá atingir até 3,5 mil médicos cadastrados no SICLOM do Ministério da Saúde.

O questionário abordará dados sociodemográficos sem possibilidade de identificação do respondente, experiências com serviços de prevenção e cuidados ao HIV, experiências de trabalho com gays e outros homens que fazem sexo com homens e mulheres trans, conhecimento sobre PrEP e PEP, entre outros.

crédito da foto: StockSnap/Pixabay