Saiba mais

Workshop Onde estamos hoje com a prevenção do HIV? Persistência em PrEP e fatores associados: uma análise do estudo ANRS Prevenir, de Dominique Costagliola (French Institute Of Health and Medical Research, Paris, France)

A PrEP tornou-se um componente importante da prevenção do HIV, mas pouco se sabe sobre a persistência nessa profilaxia e os fatores associados à sua descontinuação. O objetivo do trabalho foi debruçar-se sobre o estudo ANRS Prevenir, realizado desde maio de 2017 na área de Paris.

A análise foi restrita aos participantes gays e outros homens que fazem sexo com homens (HSH) inscritos no Prevenir (99% dos participantes) com pelo menos uma visita de acompanhamento, ser usuário de PrEP na inscrição ou não. A descontinuação em PrEP foi definida como a interrupção da mesma ou a perda do acompanhamento. A taxa de descontinuação da profilaxia utilizou a estimativa Kaplan-Meier, a partir da data de início da PrEP, e as análises dos fatores associados à descontinuação usaram o modelo COX, ambos por entradas escalonadas no estudo, usando imputação múltiplas por características ausentes.

Dos 3.057 participantes do Prevenir, 2.699 tinham idade em torno de 36 anos, 84% eram nascidos na França, 73% tinham pelo menos dois anos de graduação, 50% já usavam PrEP (há 9,1 meses, em média) e 51% usavam PrEP sob demanda. No geral, 358 participantes interromperam a PrEP, sendo que 258 perderam o acompanhamento e 100 interromperam por não se sentirem mais em risco ou por eventos adversos. A taxa de descontinuação foi de 32%. Entre os fatores testados, a idade mais jovem foi associada a um maior risco de descontinuação.

HSH jovens que iniciam a PrEP sem um alto nível educacional apresentam maior risco de descontinuação. São necessárias mais pesquisas para entender os motivos e projetar intervenções direcionadas, visando aumentar a persistência em PrEP.

Para acessar o conteúdo completo, acessehttp://europeanaidsconference.eacs.cyim.com/mediatheque/media.aspx?mediaId=78774&channel=28172