O impacto da pandemia de Covid-19 em serviços relacionados ao HIV no Nepal
A resposta do Nepal à pandemia de Covid-19, que incluiu a proibição de reuniões públicas e bloqueios nacionais, impactou consideravelmente os serviços de saúde no país. Estudo liderado por Keshab Deuba, do Centro de Pesquisa em Saúde Pública e Meio Ambiente, em Lalitpur, no Nepal, e outros pesquisadores, avaliou o efeito dessas medidas nos serviços de testes e tratamento do HIV. O ensaio foi apresentado, em forma de pôster, na 25ª Conferência Internacional sobre AIDS (AIDS 2024), realizada, de 22 a 26 de julho, em Munique, na Alemanha.
Os investigadores usaram dados oficiais de unidades de saúde e de clínicas especializadas no HIV do Nepal, de janeiro de 2019 a dezembro de 2021. O período de acompanhamento da pesquisa incluiu a fase pré-pandemia (janeiro de 2019 a março de 2020) e as três principais ondas da doença no país (julho de 2020 a dezembro de 2021).
Foram analisadas informações mensais sobre testes de HIV, diagnósticos positivos de infecções pelo vírus e novas adesões à terapia antirretroviral. Durante o estudo, 675.939 pessoas foram testadas para o HIV. Dessas, 7.926 apresentaram diagnóstico positivo para o vírus e 7.189 aderiram imediatamente ao tratamento. O período pandêmico foi relacionado a uma redução de 34% na realização de testes de HIV, a uma diminuição de 47% de novos casos de infecção pelo vírus e a um declino de 36% na adesão à terapia antirretroviral.
De acordo com os autores, a pandemia de Covid-19 impactou significativamente a realização de testes e a adesão ao tratamento do HIV no Nepal. Apontam que as descobertas desse estudo destacam a necessidade do desenvolvimento de sistemas de saúde resilientes em países de baixa e média renda para sustentar os esforços de controle do HIV em futuras crises de saúde.
Fonte: site da AIDS 2024, de 24 de julho de 2024.
(https://programme.aids2024.org/Abstract/Abstract/?abstractid=5420)