2024 Notícias

Estudo mostra que edição genética pode eliminar o HIV das células

Na Holanda, pesquisadores da Universidade de Amsterdã desenvolvem um estudo que pode representar a cura do HIV. Por meio da ferramenta genética CRISPR, foi possível eliminar o vírus de um conjunto de células em laboratório. O ensaio será apresentado no 34° Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas (ECCMID 2024), que será realizado, de 27 a 30 de abril, em Barcelona, na Espanha.

Os pesquisadores encaram o experimento como uma “prova de conceito” (modelo prático que tenta provar um conceito teórico), já que muitas etapas desse procedimento inovador ainda precisam ser aperfeiçoadas. No entanto, esse é considerado um caminho promissor em direção à cura do HIV, infecção que afeta mais de 39 milhões de pessoas ao redor do mundo.

Atualmente, as pessoas que vivem com HIV o controlam por intermédio de medicamentos antirretrovirais de uso contínuo. Essas substâncias impedem o vírus de se multiplicar no organismo, restauram o sistema imunológico do usuário, mas não impedem que o agente infeccioso seja totalmente eliminado no interior das células. Caso o paciente interrompa o tratamento, é comum a infecção voltar.

Com a tesoura genética CRISPR, será possível alterar pontos específicos do código genético dos organismos vivos. Ou seja, essa ferramenta de edição genética elimina os genes indesejáveis ou introduz um novo material genético no paciente.

De acordo com os pesquisadores, foi desenvolvida uma estratégia capaz de eliminar o HIV de diferentes células e de outros locais em que o vírus possa estar escondido, como os reservatórios. Além disso, ficou comprovado que o procedimento pode ser administrado em células específicas, chamadas de “células de interesse”.

“Essas descobertas representam um avanço fundamental no sentido de projetar uma estratégia de cura para o HIV”, dizem os autores. Eles informam que o procedimento será testado em humanos tão logo se mostre seguro em testes com animais.

Fonte: site do Canaltech, de 21 de março de 2024.

(https://canaltech.com.br/saude/rumo-a-cura-da-aids-edicao-genetica-elimina-o-hiv-das-celulas-283077/)