HIV, IST e Outros

Estudo mostra redução de IST com utilização da DoxyPEP

Tomar DoxyPEP, o antibiótico doxiciclina como profilaxia pós-exposição a infecções sexualmente transmissíveis (IST), reduziu significativamente a incidência de IST em um estudo norte-americano, conduzido por Annie Luetkemeyer, da Universidade da Califórnia, em São Francisco, nos Estados Unidos, e outros pesquisadores. O ensaio foi apresentado na 31ª Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas (CROI), realizada de 3 a 6 de março, em Denver, nos Estados Unidos.

O estudo, realizado de outubro de 2022 a novembro de 2023, envolveu um total de 506 gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), além de mulheres transexuais, que viviam com HIV ou que não tinham o vírus e tomavam a profilaxia pré-exposição (PrEP) há pelo menos um ano. Todos os participantes residiam nas cidades de São Francisco ou Seattle.

No momento da inclusão, os indivíduos foram selecionados aleatoriamente para receber a doxiciclina ou um tratamento padrão para IST com outros medicamentos. Testes de clamídia, sífilis e gonorreia foram realizados no primeiro mês da pesquisa e, posteriormente, a cada noventa dias.

Ao final do período de acompanhamento, os participantes que viviam com HIV e receberam a DoxyPEP observaram uma diminuição de 77% na incidência de clamídia, de 74% na de sífilis e de 55% na de gonorreia. Entre aqueles que tomavam a PrEP e receberam a doxiciclina, a redução nas taxas de IST foi ainda maior: 88% para clamídia, 87% para sífilis e 57% para gonorreia. Os que fizeram o tratamento padrão não experimentaram redução substancial na ocorrência de nenhuma IST.

Os autores ressaltam que, apesar do desfecho positivo desse estudo, uma análise recente sobre a DoxyPEP, realizada com mulheres cisgênero do Quênia, não apresentou números tão promissores. Eles afirmam que novas pesquisas são necessárias para que a eficácia do medicamento possa ser comprovada também nessa população.

Fonte: site da CROI, de 5 de março de 2024.

(https://www.aidsmap.com/news/mar-2024/sexually-transmitted-infections-san-francisco-have-fallen-doxypep-roll-out)