PrEP: temas gerais

Aumenta o uso da PrEP entre mulheres vítimas de violência doméstica no Quênia

A profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV na modalidade oral tem o potencial de reduzir a incidência do HIV entre mulheres jovens e adolescentes na região da África Subsaariana. Entretanto, a violência doméstica por parte dos parceiros íntimos pode criar barreiras significativas para o acesso ao medicamento. Estudo conduzido por Sarah Roberts, do Women’s Global Health Imperative, em Los Angeles, nos Estados Unidos, e outros pesquisadores, teve como objetivo disseminar a profilaxia entre esse público, abordando os desafios relacionados à violência. A análise foi publicada, em 20 de dezembro de 2023, no Journal of the International AIDS Society.

De abril a dezembro de 2019, 203 mulheres jovens e adolescentes, do condado de Siaya, no Quênia, foram inscritas em um ensaio clínico randomizado e divididas em dois grupos (intervenção e controle). Três componentes de intervenção foram disponibilizados ao longo de seis meses: reuniões de apoio psicológico, sensibilização comunitária voltada aos parceiros do sexo masculino e eventos de conscientização sobre PrEP para casais.

A média de idade das participantes era de 22 anos, 33% estavam em uso da profilaxia no período da inclusão na pesquisa e 45% relataram serem vítimas constantes de violência doméstica. Em comparação com as mulheres do grupo de controle, as do grupo de intervenção apresentaram probabilidade significativamente maior de iniciar a PrEP (52% contra 24%). Entre aquelas que começaram a tomar o medicamento, as participantes do grupo de intervenção tiveram 25% mais chances de uma adesão considerada perfeita.

No total, 20% relataram novos casos de violência doméstica durante o período de acompanhamento. Foi registrada uma tendência menor de eventos de violência (e menos eventos de violência que resultaram em lesões corporais) entre as participantes do grupo de intervenção.

De acordo com os autores, o estudo mostrou-se promissor na promoção da PrEP entre mulheres jovens e adolescentes do Quênia. No entanto, destacam uma adesão muito abaixo da ideal e ressaltam a necessidade de novas pesquisas do gênero em outros países do continente africano.

Fonte: site do Journal of International AIDS Society, de 20 de dezembro de 2023.

(https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/jia2.26198)