PrEP: temas gerais

Eficácia comprovada da oferta de PrEP para grávidas, independentemente do grau de risco ao HIV

Publicado em 23 de outubro de 2023, no Journal of the International AIDS Society, um estudo que comparou modelos de oferta da profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV entre mulheres grávidas quenianas encontrou uma adesão semelhante em dois grupos distintos: um direcionado (com gestantes consideradas em risco alto ou moderado de infecção pelo vírus) e outro universal (com gestantes independentemente do risco de infecção). A pesquisa foi conduzida por John Kinuthia, do Hospital Nacional Kenyatta, em Nairobi, no Quênia.

De setembro 2018 a setembro 2019, os pesquisadores acompanharam 4.447 grávidas que procuraram cuidados de rotina em 20 clínicas públicas de todo o Quênia. As participantes eram HIV negativas, não usavam PrEP e tinham média de idade de 25 anos. A maioria (85%) era casada e a média de idade gestacional no momento da inscrição era de 24 semanas.

As mulheres compareceram a consultas pré-natais mensais e pós-natais de seis semanas, 14 semanas, seis meses e nove meses. Em cada visita, relatavam a adesão à profilaxia nos 30 dias anteriores.

Ao longo de todo o estudo, 16 infecções pelo HIV foram registradas. Dessas, sete ocorreram no grupo orientado e nove no grupo universal. A incidência global do HIV foi de 0,35 infecções por 100 pessoas-ano de acompanhamento.

Entre as gestantes consideradas em alto risco para o HIV, 27% aceitaram iniciar a PrEP no grupo orientado, em comparação com 31% no grupo universal. Já entre as voluntárias avaliadas como de risco moderado para o vírus, 9% começaram com a profilaxia no grupo orientado e 12% no grupo universal. No geral, 828 participantes iniciaram a PrEP, sem uma diferença significativa entre os grupos (17,6% no direcionado e 19,6% no universal).

De acordo com os autores, cerca de 50% das gestantes que aderiram à PrEP nos dois grupos continuaram a tomá-la durante todo o período de acompanhamento. Na primeira visita clínica após o início da profilaxia, mais da metade dessas mulheres (62,5% no grupo orientado e 52,8% no grupo universal) relataram adesão perfeita ao medicamento.

Fonte: site do Journal of the International AIDS Society, de 21 de outubro de 2023.

(https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jia2.26061)