PrEP: temas gerais

PrEP não aumenta risco de resultados adversos na gravidez ou no parto

Resultados de um estudo liderado por Dvora Davey, da Escola Pública de Saúde Fielding, em Los Angeles, nos Estados Unidos, e demais colaboradores*, apontam que a profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV, na modalidade oral, tomada durante a gravidez, não elevou o risco de bebês nascerem com baixo peso, de aborto espontâneo ou de morte neonatal. A pesquisa foi publicada, em 18 de setembro de 2023, na revista AIDS.

O estudo inscreveu 1.195 grávidas da África do Sul, de agosto de 2019 a outubro de 2021. No total, 62% relataram usar a PrEP durante a gravidez, 12% receberam as prescrições do medicamento mas não informaram o uso e 18% não receberam as prescrições. As demais optaram por não responder à pesquisa.

As participantes tinham em média 26 anos de idade. Vinte e nove por cento possuíam parceiros que viviam com HIV ou tinham status desconhecido do vírus, 46% percebiam risco elevado de contrair o HIV e 97% relataram atividade sexual com pelo menos um parceiro nos três meses anteriores à inclusão no estudo.

Não houve diferença significativa em qualquer resultado de gravidez ou parto entre aquelas que informaram o uso da PrEP durante a gestação e as voluntárias que não o fizeram. A perda da gravidez ocorreu em 4% das usuárias da profilaxia e em 5,6% das não usuárias. O parto prematuro aconteceu em 8,2% das usuárias da PrEP e em 6,2% das não usuárias.

Também não houve diferença substancial em bebês pequenos para a idade gestacional (9% contra 7%) ou com baixo peso ao nascer (10,6% contra 8,9%). Não foi registrada nenhuma morte neonatal no estudo.

Segundo os autores, a PrEP oral é altamente segura durante a gravidez. Eles destacam a necessidade da criação de estratégias para apoiar e monitorar a utilização da profilaxia na gestação, incluindo o aconselhamento no período pós-parto.

*Autores:

Dvora Davey 1 2 3Dorothy Nyemba 3 4Rufaro Mvududu 3Nyiko Mashele 3Leigh Johnson 5Linda Bekker 6Sarah Schoetz 1 2Kalisha Bheemraj 3Thomas J Coates 2Landon Myer 3

1  Departamento de Epidemiologia, Escola de Saúde Pública Fielding, Los Angeles, EUA

 2 Divisão de Doenças Infecciosas, Escola de Medicina David Geffen, Universidade da Califórnia, Los Angeles, EUA

3  Divisão de Epidemiologia e Bioestatística, Escola de Saúde Pública e Medicina Familiar, Universidade da Cidade do Cabo, Cidade do Cabo, África do Sul

4  Wits RHI, Universidade de Witwatersrand, Joanesburgo, África do Sul

Centro de Epidemiologia e Pesquisa de Doenças Infecciosas, Universidade da Cidade do Cabo, Cidade do Cabo, África do Sul

6  Centro de Saúde Desmond Tutu, Cidade do Cabo, África do Sul

Fonte: site da revista AIDS, de 18 de setembro de 2023.

(https://journals.lww.com/aidsonline/abstract/9900/pregnancy_outcomes_following_self_reported_and.347.aspx)