HIV, IST e Outros

Controladores de HIV são mais suscetíveis a eventos não relacionados ao vírus do que pessoas em TARV

A edição de 12 de abril de 2023 da revista on-line Open Forum Infectious Diseases apresenta importante estudo acerca dos controladores de HIV, pessoas que não precisam de medicamentos para manter a carga viral abaixo de 200 cópias/ml. De acordo com o trabalho, conduzido por Carmelita Manto, da Universidade de Paris, na França, esses indivíduos têm mais chances de experimentar determinadas condições adversas de saúde não relacionadas ao vírus quando comparadas com aqueles que estão em terapia antirretroviral (TARV).

 A pesquisa contou com 227 controladores e 328 pessoas em TARV, todos residentes em território francês. Os controladores eram mais propensos a serem do sexo feminino (57% contra 14%), descendentes de africanos (38% contra 7%), ter adquirido hepatite B (46% contra 22%), hepatite C (6% contra 3%) e eram mais jovens (média de 42 contra 45 anos). Os dois grupos não apresentavam diferenças significativas nos níveis basais de CD4.

A análise considerou como condições adversas de saúde não relacionadas ao HIV: doenças cardiovasculares, pulmonares, hepáticas, bem como câncer, infecções e problemas ósseos. Também foram listados transtornos psiquiátricos, como ansiedade, depressão e tendências suicidas.

Durante o período de acompanhamento, realizado de 2017 a 2022, 68 controladores experimentaram pelo menos uma doença não relacionada ao HIV em comparação com 62 voluntários em TARV. As taxas gerais de incidência de todas as condições foram maiores entre os controladores (7,8 eventos por 100 pessoas-mês contra 5,2 eventos por 100 pessoas-mês).

As enfermidades mais comuns foram infecções como bronquite, no trato respiratório superior ou urinário, e gastroenterite. Essas doenças tiveram taxas de incidência de 4,3 eventos por 100 pessoas-mês em controladores e 2,1 eventos por 100 pessoas-mês em participantes em TARV.

Apesar das descobertas, os autores afirmam que ainda é precipitado defender a prescrição de TARV para todos os controladores. De acordo com eles, esse grupo só deve ter acesso aos medicamentos antirretrovirais em situações específicas, como baixas contagens de CD4 ou a perda do controle da carga viral.

Fonte: site da revista Open Forum Infectious Diseases, de 12 de abril de 2023.

(https://academic.oup.com/ofid/article/10/2/ofad067/7031070)