2023 Notícias

Brasil adere à Parceira Global contra o estigma e a discriminação relacionados ao HIV

Em 17 de maio de 2023, o Brasil se juntou a outros 34 países que desde 2018 aderiram à “Parceria Global de ação para eliminar todas as formas de estigma e discriminação relacionados ao HIV”. A adesão aconteceu em uma data simbólica: o Dia Internacional de Enfrentamento à Violência contra as Pessoas LGBTQIA+.

A Parceria Global é desenvolvida em conjunto pelo UNAIDS, ONU Mulheres, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Rede Global de Pessoas Vivendo com HIV e Fundo Global de Combate à AIDS, Tuberculose e Malária. A iniciativa também conta com o apoio de um grupo de trabalho composto por dez agências das Nações Unidas e 24 organizações da sociedade civil.

Representando o governo brasileiro, estiveram presentes na solenidade de adesão o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, e o secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães Júnior, que representou a ministra da pasta, Nísia Trindade. Também assinaram o documento a diretora-regional do UNAIDS na América Latina, Luisa Cabral, e o diretor do escritório da Organização Internacional do Trabalho no Brasil, Vinícius Pinheiro.

Os países que aderem formalmente à Parceria Global comprometem-se em atuar contra o estigma e a discriminação relacionados ao HIV nos contextos dos serviços de saúde, espaços educacionais, locais de trabalho, sistema de justiça, ambientes domésticos e crises humanitárias. Na América Latina e no Caribe, Argentina, Equador, Costa Rica, Jamaica e República Dominicana já participavam da iniciativa. Agora, o Brasil terá acesso a uma plataforma digital que permitirá ao país compartilhar experiências e boas práticas com outras nações. Esse intercâmbio criará oportunidades de aprendizagem coletiva.

“É importante ressaltar que, ao aderir à iniciativa, o Brasil reforça o seu papel de liderança na região e na diplomacia mundial, demonstrando o seu compromisso com a equidade e a justiça social”, definiu Luisa Cabral.

Fonte: site do UNAIDS, de 17 de maio de 2023.

(https://unaids.org.br/2023/05/brasil-anuncia-sua-adesao-a-iniciativa-global-contra-o-estigma-e-a-discriminacao-relacionados-ao-hiv/)