2022 Notícias

ImPrEP aborda percepção de risco de HIV e conscientização sobre PrEP entre mulheres trans do México

Estudo do ImPrEP, realizado em 2018 e liderado por Centli Guillen-Diaz-Barriga, do Instituto Nacional de Psiquiatria Ramon de la Fuente Muñiz, na Cidade do México, e outros colaboradores*, buscou identificar fatores associados à percepção de risco associada ao HIV e à conscientização sobre a profilaxia pré-exposição (PrEP) entre mulheres transgênero do México. A pesquisa foi publicada, em 19 de setembro de 2022, na revista AIDS and Behavior.

As 191 participantes eram mulheres autoidentificadas como trans, maiores de 18 anos e que relataram não viver com HIV. As voluntárias responderam a questões relacionadas ao comportamento sexual, percepção de risco para o vírus e conscientização sobre a PrEP.

De acordo com as respostas obtidas, a percepção de alto risco para o vírus foi associada a ter pelo menos cinco parceiros sexuais, fazer sexo anal receptivo sem preservativo, ser profissional do sexo e manter prática sexual com parceiros com status de HIV desconhecido. As participantes que tinham conhecimento prévio sobre a profilaxia também se declararam em risco para o vírus.

Embora a maioria das voluntárias tenha relatado baixa percepção de risco para o HIV e um conhecimento restrito referente à PrEP, mais de 50% mantinham algum comportamento sexual de alto risco. Os pesquisadores classificaram esse dado como uma compreensão imprecisa da realidade.

Segundo os autores, intervenções futuras entre as mulheres trans do México são necessárias para aumentar o entendimento do risco para infecção pelo HIV. Devem-se também implementar ações para disseminar o conhecimento sobre a transmissão e a prevenção do vírus, assim como promover a conscientização e a utilização da profilaxia.

*Autores:

Centli Guillen-Diaz-Barriga (1),Dulce Diaz-Sosa(1), Thiago S. Torres (2), Kelika A. Konda (3), Rebeca Robles-Garcia (1), Brenda Hoagland (2), Marcos Benedetti (2), Cristina Pimenta (4), Beatriz Grinsztejn (2), Carlos F. Cáceres (3), Valdiléa Veloso (2) e Hamid Vega-Ramirez (1).

(1)Instituto Nacional de Psiquiatria Ramon de la Fuente Muñiz, Cidade do México, México

(2)Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Fundação Oswaldo Cruz (INI-Fiocruz), Rio de Janeiro, Brasil

(3)Universidade Peruana Cayetano Heredia, Lima, Peru

(4)Ministério da Saúde, Brasília, Brasil

Fonte: site da revista AIDS and Behavior, de 2022.

(https://doi.org/10.1007/s10461-022-03836-w)