HIV, IST e Outros

Apoio social pode reduzir a incidência de suicídio entre jovens que vivem com HIV

O estigma relacionado ao HIV e os desafios de saúde mental foram associados ao suicídio entre jovens vivendo com o vírus, segundo estudo conduzido por Philip Kreniske, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. A pesquisa, apresentada na 24ª Conferência Internacional de AIDS (AIDS 2022), realizada em Montreal, Canadá, de 29 de julho a 2 de agosto, identificou outros fatores de risco, incluindo racismo sistêmico, status de minoria sexual e gravidez.

O pesquisador mostrou os resultados do estudo de coorte prospectivo, realizado na cidade de Nova York, com adolescentes e adultos jovens. O trabalho envolveu 206 participantes nascidos com HIV e 134 que foram expostos ao vírus durante a gravidez, parto ou após o nascimento, mas têm status negativo de HIV. A idade média dos voluntários era de 12 anos entre 2003 e 2008 e de 28 anos em 2022. Metade dos inscritos era de mulheres, 57% de negros e 57% de latinos.

Já ter tentado o suicídio foi relatado com maior frequência por jovens vivendo com HIV (27%) do que por jovens sem o vírus (16%). No modelo ajustado por idade, os participantes vivendo com HIV tiveram maiores chances de tentativa de suicídio em comparação aos que eram HIV negativos em todas as faixas etárias. Entre os voluntários vivendo com o vírus, aqueles que se identificaram como heterossexuais apresentaram menor probabilidade de tentativa de suicídio em comparação com outras orientações sexuais. A possibilidade de tentativa de suicídio foi duas vezes maior para grávidas ou parceiros de mulheres grávidas.

Kreniske também apontou que o estresse causado por viver em bairros desfavorecidos, adventos negativos da vida e detenção no passado foram associados a chances significativamente maiores de suicídio. Esses fatores foram relacionados ao racismo em pesquisas anteriores e devem ser considerados no momento da prestação de cuidados às pessoas vivendo com HIV que enfrentam barreiras sistêmicas.

Para os autores, embora haja evidências crescentes sobre os efeitos positivos do apoio social na saúde mental das pessoas vivendo com HIV, mais pesquisas são necessárias para examinar os fatores que afetam o suicídio entre jovens e adolescentes.

Fonte: site da AIDS 2022, de 31 de julho de 2022.

(https://programme.aids2022.org/Abstract/Abstract/?abstractid=10817)