2022 Notícias

Tomar o antibiótico doxiciclina após o sexo pode reduzir até dois terços das IST

O estudo DoxyPEP, que investigava a eficácia do antibiótico doxiciclina como profilaxia pós-exposição (PEP) para infecções sexualmente transmissíveis (IST) junto a gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens (HSH) e mulheres trans, foi interrompido em maio de 2022, um ano antes do previsto. O motivo foi a alta eficácia alcançada pelo medicamento nesse tipo de prevenção. A informação foi dada por Annie Luetkemeyer, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, durante a 24ª Conferência Internacional de AIDS (AIDS 2022), realizada em Montreal, Canadá, de 29 de julho a 2 de agosto.

Trezentos e vinte e sete participantes HIV negativos que tomavam a profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV e 174 voluntários, maiores de 17 anos, que viviam com o vírus foram inscritos na pesquisa. Outro critério de inclusão era ter tido gonorreia, clamídia ou sífilis no ano anterior ao início do estudo.

Uma revisão intermediária, realizada em maio de 2022, descobriu que a eficácia do medicamento era tão alta que seria antiético continuar com o braço de controle. O ensaio foi interrompido quando 501 dos 780 voluntários planejados foram inscritos. Após a interrupção, todos receberam doxiciclina.

A eficácia nos participantes não-infectados pelo HIV foi de 66%. Os pesquisadores detectaram 82 casos de IST no braço de controle e 61 entre aqueles que tomavam o medicamento, apesar de existir o dobro de pessoas no braço do medicamento. Isso equivale a uma incidência, a cada três meses de acompanhamento, de 31,9% no braço de controle e de 10,7% no braço do antibiótico.

Nos voluntários que viviam com HIV, a eficácia foi um pouco menor (62%), mas ainda assim altamente significativa. Foram 39 infecções no braço de controle e 36 entre os que usavam o medicamento. A taxa de incidência, a cada três meses de acompanhamento, ficou em 30,5% no braço de controle e em 11,8% no braço no antibiótico.

Sharon Lewin, presidente da International AIDS Society, aproveitou a ocasião a saudou o DoxyPEP:  “Trata-se de uma intervenção notavelmente simples que pode fazer uma grande diferença para a saúde das pessoas em risco de IST”.

Fonte: site da AIDS 2022, de 30 de julho de 2022.

(https://programme.aids2022.org/Abstract/Abstract/?abstractid=13231)