PrEP: tecnologia de prevenção

Perfis de preferências de modalidades de PrEP entre minorias sexuais e de gênero brasileiras, mexicanas e peruanas

A PrEP oral diária é altamente eficaz para a prevenção do HIV, mas seu uso permanece limitado na América Latina. Além disso, as dificuldades de adesão comprometem a sua eficácia. Esse foi o cenário-base do estudo “Perfis de preferências de modalidades de PrEP entre minorias sexuais e de gênero brasileiras, mexicanas e peruanas”, apresentado pelo ImPrEP em forma de pôster na 24ª Conferência Internacional de AIDS (AIDS 2022), realizada em Montreal, Canadá, de 29 de julho a 2 de agosto.

Conduzida por Kelika Konda, da Universidade Peruana Cayetano Heredia, e outros colaboradores do Grupo de Estudos ImPrEP*, a análise se debruçou sobre as características associadas à vontade de tomar quatro modalidades da profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV:  oral diária,  sob demanda (2+1+1), oral mensal e injetável.

Uma pesquisa on-line transversal foi realizada entre abril e agosto de 2021 com minorais sexuais e de gênero dos três países. Os participantes, maiores de 18 anos, foram solicitados a relatar sua disposição para uso da PrEP. Entre os 35.541 voluntários que iniciaram a pesquisa, 24.573 foram elegíveis para a profilaxia, com média de idade de 33,4 anos.

No total, 64,8% dos participantes eram brasileiros, 27,8% mexicanos e 7,4% peruanos – a maioria composta por homens cis (95,8%) com curso secundário completo (66,2%). A maior parte estava disposta a usar a PrEP oral mensal (74,6%), 66,1% a oral diária e 60,4% a injetável. Apenas 38,1% mostraram disposição de tomar a modalidade sob demanda.

Entre as modalidades, a vontade de usar PrEP cresceu com o aumento da percepção de risco do HIV. A disposição foi maior em indivíduos considerados em alto risco e menor entre os peruanos para todas as modalidades, exceto para a sob demanda. Mexicanos e peruanos relataram maior disposição para o uso da sob demanda em comparação com os brasileiros. Maior renda e escolaridade foram associadas à maior disposição para tomar as modalidades mensal e injetável.

Para os pesquisadores, a maior disposição para o uso de PrEP oral mensal e de PrEP injetável indica preferência por formulações de ação prolongada na América Latina. Ainda de acordo com eles, pesquisas são necessárias para abordar lacunas no conhecimento sobre prevenção e ajudar os usuários em potencial a escolher a modalidade da profilaxia que melhor se adapte às suas necessidades.

*Autores do trabalho:

Kelika Konda(1), Oliver Elorreaga (1), Thiago Torres(2), Hamid Vega-Ramirez(3), Centili Guillén-Diaz-Barriga(3), David Diaz(4), Brenda Hoagland(2), Juan Guanira(4), Marcos Benedetti(2), Sergio Bautista-Arredondo (5), Valdiléa Veloso(2), Carlos Cáceres (1) e Beatriz Grinsztejn(2), do Grupo de Estudos ImPrEP

  • Centro de Investigação Interdisciplinar em Sexualidade, Aids e Sociedade, da Universidade Peruana Cayetano Heredia, Lima, Peru
  • Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil
  • Instituto Nacional de Psiquiatria Ramon de La Fuente Muñiz, Cidade do México, México
  • Inmensa, Lima, Peru
  • Instituto Nacional de Saúde Pública, Cidade do México, México