2022 Notícias

Integração com aconselhadores na atenção ao HIV melhorou saúde mental em Moçambique

Um estudo, conduzido por Katrin Fabian, do Departamento de Saúde Global da Universidade de Washington, e publicado, em novembro de 2021, no Journal of Acquired Immune Deficiency Syndrome, revelou que quase metade das pessoas recém-diagnosticadas com HIV em Moçambique sofria com problemas de saúde mental. Entre elas, cerca de 1/3 viu os sintomas diminuírem em mais de 50% após sessões de acompanhamento com profissionais da área.

De 820 pessoas recém-diagnosticadas com o HIV, 47% apresentaram sintomas de saúde mental e participaram, entre março de 2019 e agosto de 2020, de sessões de acompanhamento lideradas por aconselhadores. Cinquenta e quatro por cento dos participantes eram mulheres e a média de idade foi de 31 anos.

Entre os que apresentavam problemas de saúde mental, mais de 70% tinham sinais de sofrimento geral, 12% experimentaram sentimentos suicidas e 7% apontavam indícios de dependência química. Mais de 66% disseram ter passado por pelo menos um evento traumático, incluindo falta de comida e água, falta de acesso a cuidados médicos e ter sido vítima de violência física ou psicológica.

Das dez sessões de acompanhamento previamente programadas, 70% compareceram a pelo menos duas, 51% a pelo menos quatro e 31% a pelo menos seis. Embora a participação tenha diminuído com o tempo, os sintomas foram reduzidos em quase 75% após a quinta sessão, indicando que não eram necessários 10 encontros para alcançar os resultados projetados. Entre todas as pessoas que compareceram a pelo menos uma sessão de acompanhamento, 37% tiveram os sintomas reduzidos à metade.

Pacientes e aconselhadores concordam que Moçambique precisa de programas de saúde mental mais acessíveis para pessoas que vivem com HIV. Depois de participar dos encontros, um paciente declarou: “Sentia-me perdido, não gostava muito de mim. Eu estava sozinho, mas quando me aproximei desse programa, tudo mudou. Foram essas as pessoas que fizeram diferença na minha vida”.

Fonte: site do Aidsmap, de 19 de janeiro de 2022.

(https://www.aidsmap.com/news/jan-2022/integrating-lay-counsellors-routine-hiv-care-improved-mental-health-symptoms)

Link para o estudo: https://journals.lww.com/jaids/Abstract/9000/Integrating_a_transdiagnostic_psychological.95760.aspx