PrEP, HSH e trans

PrEP diminuiu a incidência de HIV em HSH na África Ocidental

Um estudo, ainda em andamento, mostrou que a incidência de HIV em homens que tomam a profilaxia pré-exposição (PrEP) na África Ocidental caiu 79% quando comparada a um ensaio anterior com homens que não usavam a profilaxia. Os dados iniciais do estudo, liderado por Christian Laurent, da Universidade de Montpellier, foram publicados na edição de maio de 2021 da revista The Lancet HIV.

O estudo de coorte prospectivo está sendo realizado, desde 2017, em quatro clínicas de saúde amigáveis ao público gay/outros homens que fazem sexo com homens (HSH), localizadas na Costa do Marfim, Mali, Togo e Burkina Faso. Esse estudo é a extensão de um outro ensaio, iniciado em 2015, que não oferecia a PrEP entre os serviços de prevenção ao HIV.

A elegibilidade para participar do estudo atual incluiu ser homem adulto, com relato de sexo anal nos seis meses anteriores, status negativo de HIV e possuir qualquer um dos seguintes critérios considerados de risco: parceiro sexual vivendo com HIV sem supressão viral, sexo sem preservativo com mais de um parceiro, pelo menos uma infecção sexualmente transmissível, uso da profilaxia pós-exposição (PEP) ao HIV ou solicitação de PrEP. Os inscritos no estudo que apresentassem quaisquer sinais agudos de infecção por HIV ou contraindicações referentes à PrEP eram excluídos.

Durante 17 meses, 598 HSH, com idade média de 24 anos, foram acompanhados. A maioria (58%) se identificou como bissexual e 37% como gay. Sessenta por cento se declararam cisgênero, 29% não-binários e 11% como transgêneros. Quase metade (47%) relatou ter esposa ou namorada.

Os participantes puderam escolher entre a PrEP oral diária e a PrEP 2+1+1. Foram monitorados por médicos e educadores de pares (EPs) nos três primeiros meses e, a seguir, a cada três meses subsequentes. Os EPs contatavam os participantes caso estivessem atrasados há mais de 15 dias para uma visita agendada.

Houve uma incidência geral de HIV de 2,3% ao ano, com 17 homens sendo infectados pelo vírus. Esse número foi consideravelmente menor que os 10% ao ano do ensaio anterior, entre os homens que receberam outros serviços de prevenção, mas não a PrEP. Isso representou uma diminuição de 79% na incidência do HIV na comparação entre os grupos. Daqueles que se infectaram pelo HIV, 15 tomavam a PrEP 2+1+1, um estava na PrEP oral diária e um havia descontinuado a profilaxia.

Fonte: site do Aidsmap, de 23 de junho de 2021.

(https://www.aidsmap.com/news/jun-2021/prep-decreases-hiv-incidence-nearly-80-west-african-men-despite-suboptimal-adherence)

Link para o estudo: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S2352301821000059