Anos anteriores Informe-se

Dicas para o uso de Truvada na Profilaxia Pré-exposição (PrEP)

  1. Instruções do medicamento

Cada frasco de Truvada contém 30 comprimidos, ou seja, 30 dias de PrEP.

Os comprimidos de Truvada podem ser mantidos no próprio frasco e em temperatura ambiente, ou seja, não precisa armazenar na geladeira. Você pode carregar alguns dos seus comprimidos em um porta-comprimido, caso vá dormir fora, vá viajar ou qualquer outro compromisso.

Truvada pode ser tomado com ou sem alimentos.

Truvada como PrEP pode ser tomado mesmo que você consuma bebidas alcoólicas ou outras drogas. Lembre-se que nessas situações sua capacidade de identificar situações de risco pode ficar reduzida e você pode ficar mais vulnerável ao HIV.

Você não deve compartilhar seus comprimidos de Truvada com outras pessoas, pois a medicação pode não segura para outras pessoas, como é para você.

  1. Um comprimido por dia

Tome um comprimido por dia. Basta um comprimido por dia para te proteger do HIV.

Estudos mostraram que as pessoas que tomam um comprimido por dia, sem perder ou esquecer doses, apresentam níveis mais elevados de proteção contra o HIV.

A partir de 1 semana tomando diariamente o Truvada, você já terá níveis elevados de proteção contra o HIV.

Não existem estudos que mostrem que tomar mais de um comprimido por dia de Truvada proteja você mais contra o HIV. Na verdade, tomar comprimidos demais pode ser ruim para a sua saúde ou fazer você sentir-se doente.

Quanto mais regularmente você toma Truvada, mas protegido do HIV você estará. Ou seja, tomar todo dia o Truvada ou raramente esquecer doses, garante uma maior proteção contra o HIV.

  1. Criando uma rotina para incorporar o uso do Truvada no seu dia a dia

Para facilitar o uso do Truvada escolha um turno especifico do dia (manhã, tarde ou noite). Associar a tomada do Truvada com uma tarefa do dia pode ajudar, como por exemplo, a hora do café da manhã, a hora do alomoço ou na hora de dormir. Tanto faz, o ideal é incorporar o uso do Truvada a uma atividade rotineira do seu dia a dia.

Alguns lembretes podem ajudar você a tomar o Truvada diariamente, como programar o seu celular para despertar em um horário específico ou colocar o frasco de Truvada em um local visível.

O uso de porta-comprimidos pode facilitar o uso de Truvada, como manter alguns comprimidos sempre na mochila, caso você programe não voltar pra casa.

  1. Às vezes doses são esquecidas

Algumas pessoas esquecem ou pulam doses. Isto não é incomum.

Se você esquecer uma dose, basta tomá-la quando você se lembrar. Por exemplo:
Se você costuma tomar de manhã, mas percebe às 22h que você esqueceu, não há problema em tomar uma pílula de Truvada nessa hora e, em seguida, retornar ao horário habitual no dia seguinte.

  1. Efeitos colaterais em potencial

    Algumas pessoas sentem efeitos colaterais quando iniciam o Truvada para PrEP. Podem ocorrer gases, um pouco de enjoo e às vezes as fezes ficam mais amolecidas e frequentes.

Estes sintomas são geralmente leves e desaparecem após o primeiro mês de uso regular do Truvada

O que eu posso fazer para reduzir esses efeitos colaterias?

* tomar o comprimido do Truvada junto com alguma refeição ou alimento

* tomar o comprimido à noite, próximo a hora de dormir.

Na dúvida, contate a equipe do PrEP Brasil se você estiver sentindo algum dos efeitos colaterais. Nós podemos ajudar!

  1. Discutindo a PrEP com outros

Alguns acham que é útil contar a amigos ou familiares que estão usando a PrEP. Isso pode ajudar algumas pessoas a lembrar de fazer uso regular do Truvada.

Pense cuidadosamente sobre para quem você gostaria de contar que está fazendo uso da PrEP (você provavelmente quer que seja alguém que irá te apoiar).

Essa é uma decisão pessoal. Você não deve se sentir pressionado a contar para ninguém que faz uso da PrEP.

  1. Parando a PrEP

Se você decidir parar a PrEP, por favor, ligue para a equipe do PrEP Brasil para informar sua decisão.

Caso você tenha interrompido o uso da PrEP é importante repetir seu teste de HIV.

Caso você tenha parado de usar PrEP e tenha tido alguma relação sexual (transa) sem camisinha, é importante repetir seu teste de HIV. Procure, imediatamente, a equipe do PrEP Brasil. Nós podemos te ajudar e orientar!

  1. Começando de novo com a PrEP

Se você parou com o uso do Truvada por mais de 7 dias e gostaria de voltar a tomar, por favor nos ligue para que possamos te ajudar a fazer isto de modo seguro.

Fazer um teste de HIV antes de você recomeçar com o Truvada é muito importante. Se você eventualmente tiver se estiver infectado com HIV durante o período que suspendeu o uso do Truvada e voltar a tomar o Truvada sem se testar antes, o HIV pode se tornar resistente a este medicamento, o que significa que este não funcionará mais para o tratamento do HIV.

Se você apresentar sintomas parecidos com uma virose após parar de usar o Truvada é importante você procurar a equipe do PrEP Brasil ou um médico da sua confiança para contar o caso. Esses sintomas podem ser relacionados a infecção pelo HIV.

  1. Combinando a PrEP com outras estratégias preventivas

O Truvada tomado diariamente é muito eficaz para te proteger do HIV, porém não tem efeitos sobre outras doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorreia e verrugas. Portanto deve ser combinada com outras estratégias preventivas, como camisinhas, lubrificantes e testes regulares para outras DSTs.

  1. Monitoramento da sua saúde durante o uso da PrEP

Sua saúde deve ser monitorada pelo seu médico enquanto estiver tomando o Truvada.

Fazer o teste de HIV a cada 3 meses e teste de creatinina (que verifica a saúde dos seus rins) a cada 3-6 meses enquanto estiver usando a PrEP são recomendados.

  1. Perguntas/Preocupações

Ligue para um de nossos centros de pesquisa em horário comercial se você tiver alguma dúvida ou preocupação, ou se pretende parar de tomar o Truvada antes da sua próxima visita.:
FIOCRUZ-RJ Tel: 9090 (21) 2260-6700 (Ligue Gratuitamente)
CRT DST/AIDS-SP Tel: (11) 5087-9903
USP-SP Tel: (11) 2661-3344 – (11) 2661-7214 – (11) 94966-6134
SAT-RS Tel: (51) 3336-1883 e (51) 3901-1328

Imagem: http://www.musedmagonline.com/2014/05/black-gay-men-discuss-relationships-prep-hiv-prevention-sexpreplove/

Tags:dicasPrEPprepbrasiltruvada