HIV, IST e Outros

Citomegalovírus não dificulta a recuperação imunológica em pessoas que vivem com HIV

A coinfecção pelo citomegalovírus é comum entre pessoas que vivem com HIV e suspeitava-se que a incidência da doença poderia dificultar a recuperação imunológica em pacientes que estivessem em terapia antirretroviral (TARV).

Estudo conduzido por Raynell Lang, da Universidade de Calgary, no Canadá, e outros pesquisadores, examinou a associação do citomegalovírus com a recuperação de células CD4 em pessoas com HIV. O ensaio foi apresentado, em forma de pôster, na 32ª Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas (CROI) 2025, realizada de 9 a 12 de março, em São Francisco, nos Estados Unidos.

Foram consideradas elegíveis para a pesquisa pessoas que vivessem com HIV e que estivessem em TARV há pelo menos três anos, com supressão viral e com, no mínimo, um teste sorológico para citomegalovírus realizado durante a vida adulta. Todos os participantes eram maiores de 18 anos e residiam no Canadá.

De janeiro de 1998 a junho de 2022, 2.538 voluntários foram examinados pelos investigadores e acabaram incluídos na análise. A maioria era de pessoas do sexo masculino (85%), brancas (77%) e maiores de 24 anos (62%). No total, 91% dos participantes eram soropositivos para citomegalovírus e 31% apresentavam contagens de células CD4 abaixo de 499 células/mm³.

Durante um período de acompanhamento de dez anos, iniciado logo após a entrada no estudo, 85% das pessoas soropositivas para citomegalovírus e 86% dos voluntários soronegativos para a doença atingiram uma contagem de células CD4 maior que 499 células/mm³. A recuperação imunológica foi considerada satisfatória em ambos os grupos.

De acordo com os autores, a prevalência de citomegalovírus entre pessoas vivendo com HIV é alta, mas não está associada a uma dificuldade na recuperação imunológica. Eles destacam a importância dessas descobertas e afirmam que novas análises são necessárias para que o assunto possa ser avaliado com maior profundidade.

Fonte: site da CROI, de 9 de março de 2025.

(https://www.croiconference.org/abstract/1570-2025/)