Latest News

Comitê Comunitário Assessor do ImPrep realiza segundo encontro no Rio de Janeiro

A equipe discutiu o plano de atividades e definiu novas ações como parte do processo de mobilização comunitária para a implementação da PrEP

 

A equipe brasileira do projeto ImPrEP e representantes de organizações da sociedade civil que integram o Comitê Comunitário Assessor do projeto participaram do segundo encontro de planejamento, nos dias 18 e 19 de abril, na sede da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), no Rio de Janeiro. A reunião teve como objetivo discutir o plano de atividades do comitê e dar continuidade ao processo criativo de mobilização comunitária.

Na abertura, a pesquisadora líder do ImPrEP, Valdiléa Veloso, deu as boas-vindas aos participantes e fez uma apresentação geral do projeto e suas ações. Durante a sua fala, Valdiléa lembrou que de acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a PrEP deve ser disponibilizada entre as populações com taxas de incidência ao HIV de 3% ou mais, enquanto que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomenda que populações com taxas de incidências de 2% já devem ter acesso à PrEP. O ImPrEP contribuirá para novos dados de incidência nestes grupos específicos, já que estas informações ainda não existem no Brasil.  Com essas ações do projeto espera-se que haja a redução da incidência do HIV e aumento do uso da PrEP entre HSH e mulheres Trans, no contexto da prevenção combinada, grupos mais vulneráveis à epidemia do HIV. Ao encerrar sua apresentação, Valdiléa anunciou que os ativistas Alessandra Ramos e Júlio Moreira, serão os responsáveis por coordenar as atividades do Comitê, com apoio da equipe executiva do projeto.

Informes

Desde a primeira reunião do Comitê, em novembro do ano passado, alguns integrantes do Comitê Comunitário Assessor desenvolveram diversas atividades para divulgar a PrEP e o projeto ImPrEP nos seus estados. A Associação Estrela Guia (Florianópolis/SC), desenvolveu quatro gifs animados para divulgar os serviços que oferecem PrEP via WhatsApp e Facebook, o GTP+ (Recife/PE), promoveu a “Semana Maria Clara de Sena de Direitos Humanos e Cidadania”, em março passado, onde a PrEP foi pauta de discussões  entre os aproximadamente 60 participantes, e a Associação Orquídeas (Manaus/AM), também promoveu um evento no dia 06 de Fevereiro, alusivo ao Dia de Visibilidade Trans, que incluiu uma atividade específica sobre a PrEP.

Estiveram presentes na reunião: Luciana Kamel, Nilo Fernandes, Valdir Ermida, Carla Rocha, Brenda Hoagland, Cristina Pimenta, Marcos Benedetti, Clarisse Castro, Vanessa Mendes Cunha, Juana Portugal, e também a presença de outros membros do Comitê Assessor Comunitário; Wladimir Reis (PE), Paulo Oliveira (AM), Keila Simpson (BA), Ludymilla Santtiago (DF), Kelly Vieira Meira (SC), Rubens Brandão (SP), Celio Golin (RS), Alessandra Ramos (RJ), Júlio Moreira (RJ).

 

Novas ações

Durante o evento foi construído o plano de atividades, fundamental na definição de estratégias de implementação da PrEP no Brasil. Entre as principais ações elencadas estão:  a capacitação das equipes de profissionais de saúde (incluindo as equipes de porta de entrada, recepção e segurança); a realização de grupos de reflexão com as populações-chave nos serviços de saúde; o desenvolvimento de materiais informativos que possam ser de fácil compreensão, sobretudo para as populações que têm baixa escolaridade, priorizando a comunicação de fácil acesso e fácil entendimento; a produção de materiais gráficos específicos direcionados para a população de baixa renda; organização de uma oficina para jornalistas e formadores de opinião – atividade específica do projeto – sobre PrEP e sobre necessidades e saúde e direitos humanos da população LGBT. Além desses pontos, várias outras atividades que servirão como pilares às estratégias de comunicação na implementação da PrEP no Brasil estão em desenvolvimento.

Créditos imagens: Gustavo Amaral (Fiotec)
 

0 Shares