Segurança, tolerabilidade e aceitabilidade do CAB-LA entre meninas adolescentes e jovens mulheres na África
Meninas adolescentes e jovens mulheres cisgênero são uma das populações mais afetadas pelo HIV na África oriental e meridional, representando, nessa região, aproximadamente uma em cada quatro das novas infecções pelo vírus em 2023. Nesse contexto, o HPTN 084, um ensaio clínico de rótulo aberto, avaliou a segurança, tolerabilidade e aceitabilidade do cabotegravir de longa duração (CAB-LA) junto a esse público em três países africanos (África do Sul, Uganda e Zimbábue).
O ensaio clínico incluiu 55 meninas adolescentes e jovens mulheres cisgênero sexualmente ativas entre 15 e 24 anos, com resultados publicados em março de 2025 no periódico The Lancet HIV. O texto foi assinado por Lynda Stranix-Chibanda, da Universidade de Zimbábue, e colaboradores de outras instituições.
As participantes receberam cinco doses intramusculares de CAB-LA (600 mg) ao longo de 33 semanas entre 2020 e 2021. Os dados do estudo foram coletados por métodos quantitativos e qualitativos. No geral, a aceitabilidade do uso do CAB-LA foi considerada alta, com 62% das voluntárias afirmando que o usariam em preferência a outros métodos de prevenção de HIV no futuro. Sintomas adversos de algum grau (de moderado a mais severo) em decorrência das injeções foram relatados por 93% das participantes, mas sem reflexo significativo para descontinuarem a participação no estudo.
Apesar desse resultado promissor com o CAB-LA, o perfil das pesquisadas revelou desafios relevantes a serem enfrentados pela saúde pública, como episódios de depressão (36%), insegurança alimentar (56%), infecções sexualmente transmissíveis recentes (40%) e violência cometida pelo parceiro íntimo (38% relataram episódios nos seis meses anteriores). Esses fatores reforçam a necessidade de intervenções de prevenção combinada adaptadas às realidades de meninas adolescentes e jovens mulheres cisgênero africanas.
Link para o artigo: https://www.thelancet.com/journals/lanhiv/article/PIIS2352-3018(24)00310-2/fulltext