PURPOSE 2: PrEP injetável semestral com lenacapavir demonstra alta eficácia junto a homens cis, população trans e não binários
A Gilead Sciences anunciou, em 12 de setembro de 2024, os resultados provisórios da fase 3 do ensaio clínico PURPOSE 2, que investiga o uso do lenacapavir como profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV na modalidade injetável semestral junto a homens cisgênero, homens e mulheres transgênero e pessoas não binárias que fazem sexo com parceiros designados como homens ao nascer do Brasil, Argentina, Peru, México, Estados Unidos, Tailândia e África do Sul. No Brasil, um dos centros participantes do estudo é o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fiocruz/RJ.
A boa notícia é que o medicamento reduziu a possibilidade de infecção pelo vírus nos participantes do estudo em 96%. Foram registrados apenas dois casos de incidência do HIV entre os 2.180 voluntários. A análise comprovou a eficácia superior do lenacapavir em comparação com a PrEP oral diária baseada no Truvada.
O Comitê de Monitoramento de Dados independente atestou a eficácia do lenacapavir injetável semestral como PrEP, com recomendação para que a Gilead interrompesse a fase cega do estudo e passasse a oferecer o medicamento a todos os participantes.
“Com resultados tão notáveis em dois estudos de fase 3, o lenacapavir demonstrou enorme potencial para transformar a prevenção e acabar com a epidemia global do HIV”, afirmou Daniel O’Day, presidente e CEO da Gilead. E complementou: “Agora, vamos trabalhar com parceiros regulatórios, governamentais, de saúde pública e comunitários para garantir rapidamente o fornecimento do medicamento para todos que desejem ou precisem da profilaxia em todo o mundo”.
Esse é o segundo ensaio clínico de fase 3 a demonstrar a eficácia superior do lenacapavir injetável semestral como PrEP em relação ao medicamento oral diário. Em junho de 2024, o estudo PURPOSE 1, que contou com a participação de mulheres cisgênero da região da África Subsaariana, também foi encerrado precocemente após atingir seus principais desfechos de eficácia.
Sobre os resultados do estudo, Beatriz Grinsztejn, presidente da International Aids Society e pesquisadora principal do ImPrEP CAB Brasil afirmou: “Os dados mais recentes do PURPOSE 2, que serão apresentados no HIVR4P 2024 em Lima, Peru, de 6 a 10 de outubro de 2024, ressaltam o papel crítico dos antirretrovirais de ação prolongada na prevenção do HIV entre populações vulneráveis. Essas descobertas destacam a promessa de tecnologias de longa duração e a necessidade urgente de ação para garantir que os mais vulneráveis possam se beneficiar. O acesso equitativo deve ser priorizado globalmente para realizar totalmente seu potencial”.
Fonte: site da Businesswire, de 12 de setembro de 2024.
Informações sobre o PURPOSE 1, acesse https://imprep.org/2024/06/28/lenacapavir-da-gilead-administrado-duas-vezes-ao-ano-demonstrou-100-de-eficacia-e-superioridade-em-relacao-ao-truvada-diario-para-prevencao-do-hiv-2/