Novidades acerca da PrEP
MK-8527
MK-8527 é o nome de um novo medicamento experimental da farmacêutica alemã Merck,que vem sendo testado como profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV. O ensaio clínico da substânciase encontra em fase II econta com a participação de aproximadamente 350 voluntários adultos, HIV negativos e residentes em Israel, África do Sul e Estados Unidos.
Se aprovado, o medicamento será utilizado como um comprimido mensal de PrEP. As boas notícias são que ele também poderá servir como um comprimido semanal para a terapia antirretroviral ao HIV e que, até o momento, não apresentouqualquer risco à segurança dos voluntários envolvidos nos testes.
CAB-LA pode ganhar versão genérica
Três fabricantes de medicamentos genéricos – Aurobindo, Cipla e Viatris – conseguiram licenças para desenvolver versões genéricas do cabotegravir de longa duração (CAB-LA) para PrEP na modalidade injetável. Os produtos estão em fase de desenvolvimento e devem ser submetidos às autoridades regulatórias no segundo semestre de 2026.
Como o CAB-LA é uma injeção de longa duração e liberação prolongada, os testes devem levar algum tempo para determinar se a substância genérica funciona no corpo humano da mesma forma que o medicamento original. De acordo com os pesquisadores, diversos países do mundo podem se beneficiar da versão genérica do CAB-LA.