BEATRIZ GRINSZTEJN ASSUME A PRESIDÊNCIA DA IAS
Fonte: www.ini.fiocruz.br
A chefe do Laboratório de Pesquisa Clínica em IST, HIV/Aids, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fiocruz, e pesquisadora principal do ImPrEP CAB Brasil, Beatriz Grinsztejn, tomou posse hoje (26/7/2024) como presidente da International Aids Society (IAS) na cerimônia de encerramento da 25ª Conferência Internacional sobre Aids (Aids 2024), que ocorreu na cidade alemã de Munique de 22 a 26 de julho.
A IAS é a organizadora das conferências e é a maior associação mundial de pesquisadores, profissionais de saúde, especialistas e ativistas que trabalham com o tema HIV/aids. O mandato de Grinsztejn será de 2024 a 2026. A posse ocorreu com a presença da antecessora de Beatriz, Sharon Lewin, que deu as boas-vindas à nova líder.
Estiveram presentes a diretora do INI, Valdiléa Veloso, o diretor de Farmanguinhos, Jorge Souza Mendonça, os pesquisadores do Instituto que tiveram trabalhos aprovados na conferência, além de milhares de figuras políticas, ativistas e pesquisadores de todo o mundo que participaram do evento.
A nova presidente da IAS assume o posto reforçando a necessidade de diminuir as equidades sociais como forma de termos uma resposta global mais efetiva ao HIV.
Sobre a nova presidente
Beatriz Grinsztejn é graduada em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1985), Mestre (1995) e Doutora (2001) em Medicina (Doenças Infecciosas e Parasitárias) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua na área de Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas e Parasitárias, Prevenção e Tratamento do HIV/aids, ISTs, Tuberculose e Covid-19, e saúde da população de travestis e mulheres transexuais.
No Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (IPEC), da Fiocruz, é chefe do Laboratório de Pesquisa Clínica em DST e Aids e docente da Pós-Graduação stricto sensu em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas. É bolsista de produtividade do CNPq 1-D, cientista do Nosso Estado (FAPERJ), e líder do Grupo de Pesquisa Clínica e Epidemiológica em HIV/Aids (Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq).
Além disso, é consultora do Ministério da Saúde, integrando o Comitê Assessor para a Terapia Antirretroviral em Adultos e o Comitê Assessor para Profilaxia Pré-exposição ao HIV. Integra o HIV/Aids Adult Guidelines Development Group, da OMS, e o Technical Advisory Commitee for HIV/STI, da PAHO . É investigadora principal da Unidade de Ensaios Clínicos em HIV/Aids da Fiocruz, e integra as redes de pesquisa Aids Clinical Trials Group (ACTG), HIV Prevention Trials Network (HPTN), HIV Vaccine Trials Network (HVTN) e Covid -19 Prevention Network (CoVPN )- NIAID/NIH, EUA.
É, também, investigadora da rede colaborativa Caribbean, Central and South America (CCASSAnet) que integra a International Epidemiologic Databases to Evaluate AIDS (IeDEA) – NIAID/NIH, EUA . É membro do Comitê Científico da Rede Aids Clinical Trials Group, integra o International Advisory Board dos periódicos The Lancet HIV e Journal of International Aids Society, e o Comitê Diretor da IAS. Desenvolve ampla colaboração com pesquisadores brasileiros e estrangeiros em projetos financiados por agências de fomento e instituições nacionais e internacionais, como NIAID/ NIH, Agência Francesa de Pesquisa em Aids e Hepatites Virais (ANRS), Kirby Institute (Austrália) e Rede NEAT-UK.