PrEP: temas gerais

Clinton Health Access Initiative propõe plano de ação para viabilizar o acesso ao cabotegravir injetável de longa duração

Variados estudos já comprovaram a eficácia e a preferência pelo cabotegravir injetável de longa duração (CAB-LA) como profilaxia pré-exposição ao HIV. Em comparação com outros métodos de PrEP, como o comprimido oral diário, o CAB-LA se mostrou capaz de vencer barreiras importantes, como a adesão aos medicamentos por parte dos usuários. Atualmente, a principal questão relativa ao CAB-LA é encontrar formas de viabilizá-lo para o uso em larga escala, disponibilizando-o para populações mais vulneráveis ao vírus.

Publicado na edição de julho de 2023 no Journal of the International AIDS Society, e elaborado por Sarah Jenkins e outros autores da Clinton Health Access Initiative de Boston, Estados Unidos, um texto apresenta um plano de ação para viabilizar o CAB-LA tendo como foco países de baixa e média renda. A Clinton Health Access Initiative é uma organização não- governamental que, desde 2002, tem como objetivo melhorar o acesso global a medicamentos e cuidados de saúde.

Citando a experiência obtida com a implementação de outros medicamentos, o plano estratégico propõe caminhos para acelerar a introdução do CAB-LA em países de baixa e média renda, defendendo e propondo formas de viabilizar o seu desenvolvimento em formato genérico, com qualidade assegurada e baixo custo. O plano estratégico enfatiza, ainda, a necessidade de coordenação e alinhamento entre parceiros; a preparação de programas nacionais para a adoção de políticas públicas, com oferta de suporte para a elaboração de diretrizes e introdução do medicamento nos países; o estímulo ao envolvimento da comunidade; e a aceleração dos processos de aprovação dos regulatórios.

As medidas propostas buscam lidar com o alto custo do CAB-LA e os desafios inerentes à implementação de uma tecnologia preventiva de ponta. As experiências passadas da organização demonstram que sua proposta pode colaborar de forma importante visando a fornecer caminhos viáveis para enfrentar e vencer tais desafios.

Link para o texto: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jia2.26101