2024 Notícias

Cientistas avançam na busca por desenvolver remédio que pode curar o HIV

Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, liderados por Morgan McCauley, avançaram no caminho da cura do HIV ao encontrar uma substância com potencial para aniquilar o vírus. O artigo, com as descobertas mais recentes, foi publicado, em 7 de março de 2024, no Journal of Medical Chemistry.

Em 1998, a comunidade científica descobriu que o HIV escapa dos medicamentos existentes graças a uma proteína chamada Nef. Fabricada pelo vírus, essa proteína é interpretada pela célula como um indicativo de que o corpo está bem e que o sistema imunológico não precisa intervir.

A equipe da Universidade de Michigan estuda a Nef há mais de 15 anos, buscando uma maneira de impedir que o vírus se reproduza e, consequentemente, engane o sistema imunológico do paciente. Durante essa busca, foi encontrada uma substância considerada promissora: a concanamicina (CMA), oriunda das cianobactérias, que funciona para impedir que o HIV produza a proteína Nef.  

No entanto, outros dois desafios precisavam ser superados: era preciso encontrar uma forma de aumentar a produção de CMA  – a produção das cianobactérias é muito pequena – e evitar que a substância paralisasse também as células que controlavam a membrana plasmática das células infectadas, já que ela também altera enzimas dessa região.

A solução encontrada pelos pesquisadores foi modificar o código genético das cianobactérias, criando uma cepa especial que consegue produzir duas mil vezes mais CMA do que a original. Além disso, a CMA produzida pela nova cepa conseguiu driblar a resistência da membrana plasmática.

Resolvidos esses dois problemas, ainda há um longo caminho entre estudos em laboratório e o desenvolvimento de um medicamento seguro e eficaz para ser administrados em humanos. Porém, os cientistas de Michigan afirmam que os primeiros passos já foram dados.

Fonte: site do Metrópoles, de 12 de março de 2024

Links: (https://www.metropoles.com/saude/cientistas-remedio-capaz-de-curar-o-hiv) e (https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acs.jmedchem.3c01574)