PrEP: temas gerais

O custo-efetividade do cabotegravir injetável de longa duração entre países de baixa e média renda

A eficácia da profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV com o cabotegravir injetável de longa duração (CAB-LA) já foi comprovada em diversos estudos. Em comparação com outros métodos de PrEP, como o do comprimido oral diário, ele se mostrou capaz de vencer barreiras como a dificuldade da adesão ao medicamento apresentada por diversos usuários. A principal questão sobre o CAB-LA, no entanto, incide sobre o alto custo, dificultando a sua utilização em larga escala.

Refletir sobre os caminhos de viabilização do CAB-LA foi o objetivo de um texto publicado na edição de julho de 2023 no Journal of the International AIDS Society. Escrita por Gesine Meyer-Rathda, da Universidade de Witwatersrand, em Johanesburgo, África do Sul, e outros autores, a análise se concentra na experiência sul-africana para avaliar a possibilidade da sua implementação em países de renda baixa e média.

O texto aponta a necessidade de os medicamentos serem oferecidos por um valor acessível, especialmente em países de renda baixa e média com maior prevalência de HIV.  O custo atual do CAB-LA se encontra em torno de US$ 4.434,02 por pessoa ao ano nos Estados Unidos, sendo que, na opinião dos autores, para se tornar viável na África do Sul o valor teria de ser em torno de US$ 100 por pessoa ao ano.

Uma estratégia para tal viabilização estaria em garantir um equilíbrio entre alta oferta e alta demanda. Um fator importante para a redução de preços se daria por meio de um volume de mercado garantido, o que necessitaria do apoio de financiadores para garantir a aquisição de grandes quantidades do medicamento e o consequente aumento de produção e oferta. Para aumentar a demanda, seria preciso que o CAB-LA passasse a fazer parte das diretrizes nacionais de prevenção ao HIV e ser integrado a programas de saúde primária, além de uma disponibilização ampliada para uso privado em locais como farmácias.

Entre as conclusões, os autores afirmam que um passo como esse requer um esforço integrado de produtores, financiadores e governos dos países de baixa e média renda.

Link para o artigo: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jia2.26106