2024 Notícias

Na quinta (22/2), não perca a live “Transmasculinidades, não-binariedades e prevenção ao HIV”, do ImPrEP CAB Brasil

A invisibilidade ainda é um dos principais obstáculos para homens trans, pessoas transmasculinas e pessoas com identidade não-binária que foram designadas no gênero feminino ao nascer. Existem poucas políticas públicas que atendam a esses corpos em suas necessidades de cuidado, acolhimento, promoção da dignidade e cidadania, dificultando o acesso às proteções constitucionais e aos direitos humanos universais, em especial o acesso à saúde e a informações sobre autocuidado.

Para marcar o Dia Nacional de Luta e Resistência de Homens Trans e Pessoas Transmasculinas (20/2), o projeto ImPrEP CAB Brasil promoverá, no próximo dia 22 de fevereiro, quinta-feira, às 19h (horário de Brasília), a live “Transmasculinidades, não-binariedades e prevenção ao HIV”, trazendo como novidade a transmissão do evento via YouTube (projeto ImPrEP INI/Fiocruz).

Contando com apoio da Aliança Nacional LGBTI+, da Associação Nacional de Travestis e Transexuais e do Grupo Arco-Íris, a live terá a participação dos especialistas Diego Nascimento, diretor de programas da Associação Baiana de Travestis, Transexuais e Transgêneros da Bahia, diretor da Escola de Formação para o Ativismo Dra. Keila Simpson e fundador do Coletivo de Transs pra Frente; Enzo Gomes, homem trans, pesquisador, vice-coordenador do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades e  representante do Brasil na Rede de Coletivos Americanos de Transmasculinidades; Gab Van, presidente da Liga Transmasculina João W. Nery, articulador político social e assessor parlamentar, e Mikael Ângelo Lopes, trans não-binárie, secretarie na Rede de Pessoas Trans Vivendo com HIV/aids e ativista dedicado à luta pelas pessoas trans em cárcere privado e em vulnerabilidade social.

Com mediação dos integrantes da educação comunitária do ImPrEP CAB Brasil, Julio Moreira, Keila Simpson e Luciana Kamel, a live abordará os desafios de se trabalhar a prevenção combinada e a saúde integral dessas populações específicas, as principais formas de abordagem e ações de impacto que podem ser desenvolvidas para disseminar informações sobre prevenção, redução de danos e autocuidado, bem como facilitar a testagem às infecções sexualmente transmissíveis e ao HIV e o acesso ao tratamento antirretroviral.

Na conta institucional no YouTube ou no Canal ImPrEP do site www.imprep.org, é possível assistir a todas as lives já realizadas pelo projeto:

– A estratégia da educação de pares

– Ativismo na luta contra a aids

– PrEP e pessoas trans

– PrEP e HSH

– Redução de danos e chemsex – sexo químico

– Autotestagem de HIV como estratégia de prevenção combinada

– Criação de ambientes favoráveis nos serviços de acolhimento da população LGBTI+

– Estratégias de educação de pares para populações periféricas

– Existe estigma contra os usuários de PrEP?

– Prevenção combinada para mulheres cis e trans

– Saúde mental e prevenção combinada

– Homens trans e prevenção combinada

– População negra e prevenção combinada

– Dia Internacional de Luta contra a Aids

– Dia Nacional da Visibilidade Trans

– Dia Internacional de Combate à LGBTIfobia

– Dia Internacional do Orgulho LGBTI+

– Monkeypox: o que precisamos saber sobre essa doença?

– Conservadorismo x Direitos e Saúde LGBTI+

– Ecos do ImPrEP na IAS 2023

– O que sabemos sobre jovens, HIV e prevenção combinada