2024 Notícias

Preferências de novos formatos de PrEP entre HSH jovens nos EUA

Ainda que se encontre disponível em diversos países há alguns anos, a profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV ainda é subutilizada entre muitos grupos para quem ela é indicada. Para alcançar mais usuários, a nova geração de modalidades de PrEP deve investigar fatores associados à sua não adesão, inclusive avaliar as preferências entre os formatos em desenvolvimento.

Conduzido por Katie Biello, da Universidade Brown, de Rhode Island, EUA, e outros pesquisadores, um artigo publicado em julho de 2023, no Journal of the International AIDS Society, relata um estudo para avaliar tais preferências entre gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens (HSH) jovens dos Estados Unidos. Segundo os autores, apenas 15% deles com indicação para PrEP fazem a profilaxia.

De outubro de 2020 a junho de 2021, 737 HSH jovens entre 15 e 24 anos foram incluídos na análise (idade média de 21 anos). Por meio de um questionário on-line, foram avaliadas as preferências entre as seguintes opções de PrEP: comprimido oral diário, comprimido oral sob demanda (2+1+1), injeção intramuscular, ducha anal sob demanda, infusão intravenosa de anticorpos neutralizantes (bnAbs) e implante subcutâneo. Os principais itens avaliados para a escolha de cada formato foram relativos à conveniência, aceitabilidade e praticidade.

Sobre a experiência com PrEP, 19% usavam o esquema oral diário no momento da participação no estudo e outros 9% já o haviam feito. O formato mais aceito foi o da PrEP oral diária, seguido pela oral sob demanda, injeção intramuscular, implante subcutâneo, infusão de bnAbs e ducha anal. Os autores notaram que as preferências de cada formato se associaram a fatores como idade, comportamento sexual, situação socioeconômica e testagem prévia para HIV.

Os participantes também forneceram razões para suas escolhas: a facilidade de uso foi o motivo mais apontado para aqueles que preferiram a PrEP oral diária (99%) e a oral sob demanda(98,5%); sentir-se mais protegido contra o HIV foi relatado especialmente entre aqueles que escolheram as opções injetável (95,4%) e implante (100%); não se preocupar em esquecer de tomar a PrEP foi apontado entre aqueles que escolheram a infusão de bnAbs (93,8%); e poder interromper o uso quando desejar foi a razão mais relatada por quem optou pela ducha anal (90,9%).

O estudo conclui que a ampliação de modalidades de PrEP pode fornecer alternativas que se adequem ao contexto de comportamento sexual e à situação socioeconômica de HSH jovens, bem como facilitar a aceitabilidade e a adesão à profilaxia entre essa população.

Link para ao artigo: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/jia2.26096