2024 Notícias

Taxa de tuberculose latente diminui entre pessoas que vivem com HIV

Um grupo de pesquisadores europeus, liderado por Dorine van Genus, do Centro Universitário de Utrech, em Utrech, na Holanda, conduziu um grande estudo em forma de meta-análise para investigar fatores relacionados à prevalência da infecção por tuberculose latente (quando os sintomas da doença não se desenvolvem) em pessoas que vivem com HIV. O trabalho foi publicado, em 12 de outubro de 2023, na revista AIDS.

De março 2010 a dezembro de 2020, os investigadores analisaram dados de 51 estudos que abrangeram 65.930 pessoas com HIV ou HIV negativas. Desses, 28 foram realizados na América do Norte, 19 na Europa Ocidental e quatro na Ásia/Austrália.

Nessas análises, a incidência global da tuberculose latente foi de 12%, variando de cerca de 6% na Ásia/Austrália para aproximadamente 13,5% na América do Norte. A prevalência da doença entre as pessoas que viviam com HIV diminuiu consideravelmente durante todo o período pesquisado: de cerca de 14% em 2010 para aproximadamente 8% em 2020.

No total, 81% dos participantes com HIV e que testaram positivo para tuberculose latente eram homens, 34% nasceram fora do país em que residiam e, desses, 20% vieram de regiões com alta prevalência da doença. Nos estudos europeus, 14% dos indivíduos que viviam com HIV e tinham tuberculose latente eram originários da África Subsaariana. Nos estudos da América do Norte, 47% dos que viviam com o vírus e testaram positivo para tuberculose latente eram de etnia negra.

Os fatores de risco para tuberculose latente em pessoas com HIV eram nascer em um país com alta prevalência da doença, ser negro africano, ser não nativo do país em que residia, ter contraído o HIV por meio de relação heterossexual e ter sido anteriormente exposto à tuberculose latente. Os indivíduos em terapia antirretroviral contra o HIV apresentavam 45% menos probabilidade de adquirir a tuberculose latente.

Os autores ressaltam que os estudos analisados diferiam amplamente em tamanho, desenho, testes de tuberculose utilizados e características da população. Segundo eles, apenas 10% dos casos de tuberculose latente evoluíram para tuberculose ativa (quando os sintomas da doença se manifestam).

Fonte: site da revista AIDS, de 12 de outubro de 2023.

(https://journals.lww.com/aidsonline/abstract/9900/screening_for_tuberculosis_infection_and.363.aspx)