PrEP reduz incidência do HIV entre HSH em Montreal, no Canadá
A profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV na modalidade oral tem sido recomendada pelas autoridades de saúde canadenses desde 2013. Um estudo, publicado em 6 de dezembro de 2023 no Journal of the International AIDS Society, avaliou o impacto da PrEP na transmissão do HIV entre gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens (HSH) na cidade de Montreal. A pesquisa foi conduzida por Carla Doyle, da Universidade McGill, localizada em Quebec, no Canadá.
De 2013 a 2021, 5 mil HSH residentes em Montreal foram recrutados para a análise. Os critérios de elegibilidade eram ter praticado sexo anal desprotegido nos seis meses anteriores à inclusão no estudo, ter praticado sexo anal com pelo menos dois parceiros no mesmo intervalo de tempo ou ter usado a profilaxia pós-exposição (PEP) ao HIV em algum momento da vida. Todos os participantes eram HIV negativos e maiores de 16 anos.
Utilizou-se um modelo matemático para calcular as infecções pelo HIV evitadas pela PrEP em comparação com um cenário hipotético sem a profilaxia. O modelo foi projetado para levar em conta também os impactos da pandemia de Covid-19 na atividade sexual, na prevenção do HIV e nos cuidados com o vírus.
Durante o período de acompanhamento, a incidência anual do HIV diminuiu de 0,4 casos por 100 pessoas-ano para 0,2 casos por 100 pessoas-ano. A cobertura de PrEP atingiu 10% de todos os HSH HIV negativos de Montreal, o que equivalia a aproximadamente 15% dos HSH elegíveis para a profilaxia.
Os pesquisadores estimaram que, no período de 2017 a 2021, a PrEP reduziu em até 20% as infecções pelo HIV na cidade. Presume-se que esse número poderia chegar a 30% se o estudo tivesse incluído participantes com maior atividade sexual.
Segundo os autores, a profilaxia diminuiu a transmissão do HIV entre HSH de Montreal. No entanto, eles lamentam oportunidades de prevenção perdidas e ressaltam a necessidade de apoio a políticas públicas que reduzam as barreiras da PrEP para as populações em risco de infecção pelo vírus.
Fonte: site do Journal of International AIDS Society, de 6 de dezembro de 2023.
(https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/jia2.26194#)