PrEP: temas gerais

Benefícios da PrEP para a qualidade de vida sexual

Além de reduzir o medo de infecção pelo vírus, a profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV pode ser uma ferramenta capaz de promover a satisfação sexual de seus usuários. Essas foram as principais conclusões de um estudo conduzido por Daniel Bertevello, da Universidade de São Paulo, no Brasil, e demais colaboradores*, publicado, em 25 de setembro de 2023, no Sage Journals.

Em 2022, os pesquisadores da análise reuniram 221 adultos brasileiros que tomavam PrEP para responder a um questionário que incluía perguntas sobre experiências sexuais pós-uso da profilaxia, em comparação com o período anterior à sua utilização, e sintomas de ansiedade e depressão. A maior parte da população do estudo era formada por homens brancos.

O resultado para “melhoria na qualidade do sexo associada à PrEP” foi observado em 92 participantes (42%), enquanto o resultado para “menos medo de adquirir o HIV associado à PrEP” foi observado em 120 voluntários (54%). Os sintomas de ansiedade/depressão encontrados não foram significativamente associados à profilaxia.

De acordo com os autores, a PrEP possui efeitos positivos que vão além da prevenção do HIV, podendo melhorar aspectos relacionados à qualidade de vida sexual. Para eles, esses benefícios devem servir de incentivo para a utilização e a prescrição da profilaxia.

*Autores:

Daniel Bertevello, Ricardo Vasconcelos, Natália Cerqueira, Ângela Freitas, Ana Cunha e Vivian Avelino-Silva, do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Fonte: site do Sage Journals, de 25 de setembro de 2023.

(https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/09564624231203363)