HIV, IST e Outros PrEP, HSH e trans

Fatores associados ao chemsex entre HSH na Inglaterra

Apesar de poucos estudos abordarem o tema, o chemsex (uso de substâncias psicoativas antes e/ou durante o sexo) é um dos fatores associados a maiores chances de infecção por HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. Análise publicada no periódico Sexually Transmitted Infections, em junho de 2023, debruçou-se sobre esse tema mais especificamente em relação à população de gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens (HSH) da Inglaterra. 

Assinado por Robbie Hammond, da Royal Free London NHS Foundation Trust, e outros colaboradores (*), o artigo coletou informações a partir da base de dados da PubMed buscando questionários respondidos por HSH na Inglaterra de 2015 a 2018 que abordassem o chemsex. No total, foram obtidas informações de 622 pesquisados, com a análise focando a associação entre características sociodemográficas, comportamento sexual, uso de drogas e como esses fatores podem influenciar no início ou na interrupção de práticas de chemsex.

Quanto aos resultados, os autores notaram que o grupo mais jovem (abaixo de 40 anos) apresentava maior tendência a iniciar o chemsex. Outros fatores relacionados a essa prática foram desemprego, fumo, prática sexual recente sem camisinha e uso da profilaxia pós-exposição (PEP) ao HIV no ano anterior. Apesar de o grupo com mais de 40 apresentar menor probabilidade de iniciar o chemsex, por outro lado demonstrou também menor probabilidade de interromper a prática uma vez iniciada.

Os autores associaram tais resultados a uma maior abertura entre os mais jovens para testar novas experiências, enquanto os mais velhos tendem a se fixar nos hábitos adquiridos. Não fazer uso da profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV e não praticar sexo sem camisinha também foram associados à interrupção do chemsex.

Os resultados do estudo podem ajudar serviços de saúde no aconselhamento e medidas de mitigação de risco entre HSH para aqueles mais propensos à prática do chemsex.

Link para o artigo: https://sti.bmj.com/content/early/2023/06/15/sextrans-2023-055774

Robbie Hammond (1), Valentina Cambiano (2), Fiona Lampe (2), David Asboe (3), Amanda Clarke (4), Richard Gilson (2), Graham Hart(2), Ada Miltz (2), Nneka Nwokolo (3), Anne Johnson (2), Andrew Phillips (2), Andrew Speakman (2), Gary Whitlock (5), Alison Rodger (1) e Janey Sewell(2).

(1)Departamento de Doenças Infecciosas, Royal Free London NHS Foundation Trust, Londres, Reino Unido
(2)Instituto de Saúde Global, Universidade College de Londres, Londres, Reino Unido
(3)Centro St Stephen, Chelsea and Westminster Healthcare NHS Trust, Londres, Reino Unido

(4)Departamento de Saúde Sexual, University Hospitals Sussex NHS Foundation Trust, Worthing, Reino Unido

(5) Dean Street, Chelsea and Westminster Healthcare NHS Trust, Londres, Reino Unido.