Espaço HSH HIV, IST e Outros

Conhecimento, estigmatização e disposição para se vacinar contra mpox entre minorias sexuais e de gênero

Em maio de 2023, o Brasil ocupava o segundo lugar global no número de casos e mortes por monkeypox  (mpox), com 10.941 diagnósticos confirmados, 16 mortes, com grande parte desses casos concentrando-se em gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens (HSH) cisgênero. À luz do que ocorreu com a pandemia de HIV, essa dinâmica de transmissão pode levar à estigmatização e à discriminação contra essa população e demais minorias sexuais e de gênero no país.

Publicado em julho de 2023 no periódico JMIR Public Health and Surveillance, artigo assinado por Thiago Torres, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fiocruz, e outros colaboradores*, buscou avaliar como essas minorias lidam com a mpox em relação a conhecimento, estigma e disposição para se vacinar contra a infecção. A pesquisa transversal ocorreu a partir de um questionário divulgado em aplicativos de encontros, redes sociais e sites de instituições para doenças infecciosas.

Dos 6.236 participantes que completaram o questionário, 91,2% eram homens cis, sendo 96,7% HSH. A maioria (84,4%) concordou parcial ou totalmente que “indivíduos LGBTQIA+ estão sendo discriminados e estigmatizados em função da mpox”. Cerca de 98% afirmaram ter conhecimento sobre a doença e 95% demonstraram interesse em se vacinar.

Quanto aos diagnósticos confirmados, 324 voluntários do estudo reportarem ter testado positivo para mpox. O estado brasileiro que teve mais confirmações da infecção foi São Paulo, com 144 casos (44,4%), seguido do Rio de Janeiro, com 51 (15,7%). Ainda em relação aos casos confirmados, 318 (98,1%) relataram ter tido lesões, em geral na região genital, anal e/ou no rosto.

Em comparação com os demais voluntários sem diagnóstico positivo, participantes que testaram positivo para mpox relataram mais frequentemente ter tido contato sexual com parceiros com suspeita ou confirmação de mpox, ter feito sexo com homens cis, ter tido um maior número de parceiros sexuais e ter feito sexo sem camisinha. Os indivíduos com diagnóstico positivo também tendiam a se testar mais para HIV ou viver com HIV, fazer uso da profilaxia pré-exposição (PrEP) e ter tido outra infecção sexualmente transmissível.

Os resultados da pesquisa demonstraram um alto conhecimento sobre mpox e disposição de se vacinar por parte das minorias de sexo e de gênero no Brasil, confirmando também a influência do contato sexual na transmissão da infecção. Os autores do artigo concluem sobre a importância de esforços de conscientização e diminuição dos estigmas entre essas minorias em relação à mpox, necessários para evitar subnotificações, assim como sobre a necessidade de se incluir uma avaliação abrangente sobre saúde sexual para avaliação de casos suspeitos da infecção.

Link para o artigo: https://publichealth.jmir.org/2023/1/e46489

*Autores do artigo:

Thiago Torres (1), Mayara Secco (1), Carolina Coutinho (1), Brenda Hoagland (1), Emilia Jalil (1), Sandra Cardoso (1), Julio Moreira (2), Monica Magalhães (3), Paula Luz (1), Valdiléa Veloso (1) e Beatriz Grinsztejn (1).

(1) Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil

(2) Grupo Arco-Íris, Rio de Janeiro, Brasil
(3) Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil