2023 Notícias

Hepatite D é comum em pessoas que vivem com HIV, hepatite B e usam drogas injetáveis

A hepatite D (Delta), assim como a hepatite B, é transmitida por relação sexual sem preservativo, via transmissão vertical e compartilhamento de seringas, agulhas e cachimbos. Um estudo, conduzido por Charles Béguelin, da Universidade de Berna, na Suíça, e publicado, em 10 de janeiro de 2023, na revista Liver International, aponta que uma em cada duas pessoas vivendo com HIV e hepatite B, com histórico de uso de drogas injetáveis na Europa, teve coinfecção com hepatite D, um vírus que depende da hepatite B para se reproduzir e leva a resultados piores nas doenças hepáticas.

Um total de 2.793 indivíduos que viviam com HIV e testaram positivo para hepatite B foram inscritos na análise, realizada de 1988 a 2019. No geral, 15% dos participantes foram infectados pelo vírus da hepatite D. No entanto, entre os voluntários que adquiriram o HIV por meio do uso de drogas injetáveis, metade dos que tinham diagnóstico de hepatite B apresentou coinfecção com hepatite D. Em pessoas com HIV e hepatite B, mas que foram infectadas pelo HIV de outras formas, a taxa de coinfecção por hepatite D ficou em apenas 4,7%.

Cerca de 65% dos participantes que desenvolveram a hepatite D tiveram a versão replicante da doença, que indicava a necessidade imediata de tratamento. Essas taxas não diferiram de acordo com as diversas regiões da Europa.

Voluntários com hepatite D eram mais propensos a ter anticorpos para a hepatite C (75%) e tinham níveis mais altos de enzimas hepáticas. Eles também apresentavam quantidades menores de trombócitos, plaquetas que indicam um risco aumentado de trombocitopenia, uma complicação da doença hepática avançada.

Os autores afirmam que os resultados do estudo sublinham a importância de todas as pessoas que vivem com HIV e hepatite B testarem para hepatite D. Ressaltam também que, embora o tratamento da hepatite D já esteja disponível, ele ainda é menos eficaz do que os tratamentos para hepatite B ou C. As medidas de redução de danos, incluindo programas de distribuição de agulhas e seringas, continuam sendo essenciais.

Em tempo: no Brasil, a hepatite D é atualmente mais encontrada na Bahia e no Norte na Amazônia/ Acre ( 48% e 21% respectivamente).

Fonte: site da revista Liver International, de 10 de janeiro de 2023.

(https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/liv.15519)