Espaço Trans HIV, IST e Outros PrEP, HSH e trans

Projeto com travestis e mulheres transgênero jovens busca reduzir barreiras no acesso à prevenção e tratamento do HIV e outros serviços de saúde

Brilhar e Transcender (BeT) é um estudo em andamento com 150 travestis e mulheres transgênero de 18 a 24 anos residentes no Rio de Janeiro, idealizado pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), cujo objetivo principal é reduzir barreiras na prevenção e tratamento de HIV para essa população e fornecer ferramentas para atenuar as desigualdades, especialmente entre as mais jovens.  Um desenho inicial do BeT foi publicado na edição de março de 2023 do periódico Jmir Research Protocols, em artigo assinado por Emilia Jalil, do INI, e outros colaboradores*.

Por meio de um trabalho de conscientização, o estudo busca, também, auxiliar no combate à estigmatização por parte de profissionais de saúde no atendimento a travestis e mulheres transgênero, o que em parte inibe a procura por serviços de prevenção e tratamento de HIV, assim como de outros serviços de saúde. Como uma das estratégias internas para o êxito do BeT, o projeto visa integrar travestis e mulheres transgênero em sua equipe de profissionais, por entender o papel fundamental de uma comunicação entre pares. Voluntárias do estudo são ainda encorajadas a chamarem outras participantes.

O recrutamento das 150 voluntárias ocorreu de fevereiro a julho de 2022, com previsão de encerramento do projeto para julho de 2023 e divulgação dos resultados em dezembro do mesmo ano. Incidência de HIV, adesão à profilaxia pré-exposição (PrEP) e encaminhamento ao tratamento de HIV (entre os resultados positivos) estão entre os focos primários do estudo. O BeT oferece, ainda, quando necessário, acompanhamento psicológico e tratamento hormonal, além de promover encontros e rodas de conversas sobre bem-estar, militância e outros temas relevantes para a população estudada. A participação no projeto acontece por intermédio de visitas periódicas presenciais ao INI/Fiocruz e por comunicação on-line.

Link para o artigo: https://www.researchprotocols.org/2023/1/e44157

Instagram do projeto: @betbrilharetranscender

*Autores do artigo:

Emilia Jalil (1), Erin Wilson (2), Laylla Monteiro (1),Thaylla Varggas (1), Isabele Moura (1), Thiago Torres (1), Brenda Hoagland (1), Sandra Wagner Cardoso (1), Ronaldo Ismério Moreira (1), Valdiléa Veloso (1) e Beatriz Grinsztejn (1). (1)Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, Fiocruz, Rio de Janeiro, Brasil
(2)Center for Public Health Research – Department of Public Health, São Francisco, EUA