PrEP: tecnologia de prevenção

Anel vaginal de dapivirina é seguro para uso durante o terceiro trimestre da gravidez

O estudo DELIVER, liderado por Katherine Bunge, da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, descobriu que, além da modalidade oral diária, as mulheres podem usar com total segurança o anel vaginal de dapivirina como profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV durante o terceiro trimestre da gravidez. A análise foi apresentada na 30ª Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas (CROI), realizada de 19 a 22 de fevereiro de 2023, em Seattle, nos Estados Unidos.

De julho de 2022 a janeiro de 2023, os pesquisadores reuniram mulheres grávidas, com idades entre 18 e 40 anos, de Uganda, Malawi, Zimbábue e África do Sul. As participantes foram designadas aleatoriamente para receber o anel vaginal de dapivirina ou a PrEP oral diária.

Inicialmente, foram inscritas 150 mulheres cujas gestações avançadas, na 36ª semana, apresentavam menor risco de complicações em decorrência de medicamentos. Depois que uma revisão independente não encontrou problemas de segurança para esse grupo, mais 250 voluntárias, sempre randomizadas na proporção de duas para uma a favor do anel vaginal, foram incluídas no estudo.

No final da análise, as duas modalidades de PrEP foram consideradas seguras para o uso durante o terceiro trimestre da gravidez, com 94% das participantes dando à luz a bebês saudáveis. Dois casos de bebês natimortos foram registrados, mas nenhuma das mortes tinha relação com a medicação utilizada pelas gestantes no período de acompanhamento.

“Os dados de segurança dos medicamentos usados na prevenção ao HIV são de vital importância para o desenvolvimento de novos ensaios científicos”, afirmou Bunge. “No caso do DELIVER, inscrevemos um grupo de cada vez para garantir a segurança não só das mães, como também dos bebês”, concluiu a autora.

Fonte: site da CROI, de 20 de fevereiro de 2023.

Link para o estudo: (https://www.natap.org/2023/CROI/croi_29.htm)