2022 Notícias

Zimbábue é primeiro país africano a aprovar o uso do cabotegravir injetável para PrEP

Em 18 de outubro de 2022, o Zimbábue, seguindo orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), se tornou o primeiro país do continente africano a aprovar o cabotegravir injetável de longa duração (CAB-LA) para profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV. Atualmente, a região sofre com um número elevado de infecções causadas pelo vírus, respondendo por cerca de 67% dos casos de todo o mundo. Os dados são do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS).

Apesar da indicação da OMS, o Zimbábue foi apenas o terceiro país a dar o sinal verde para a utilização dessa nova modalidade de profilaxia. Além da nação africana, os Estados Unidos e a Austrália já haviam aprovado o medicamento, respectivamente, em dezembro de 2021 e agosto de 2022.

“É com esperança que celebramos a notícia de que o Zimbábue aprovou o CAB-LA como alternativa de PrEP. Essa medida abrirá caminho para que o seu uso forneça opções mais seguras e eficazes de prevenção ao HIV”, afirmou Meg Doherty, diretora do Programa Global de HIV, Hepatite e Infecções Sexualmente Transmissíveis da OMS.

Fontes: site de AVAC, de 18 de outubro de 2022, e da Associação Paulista de Medicina, de 24 de outubro de 2022.

(https://www.avac.org/blog/zimbabwe-approves-cab-prep-new-prepwatchorg-and-other-prep-updates)

(https://www.apm.org.br/o-que-diz-a-midia/aids-primeiro-pais-africano-aprova-medicamento-injetavel-para-prevencao-do-hiv/)