HIV, IST e Outros

Mudanças climáticas prejudicam tratamento do HIV na África

De acordo com estudo realizado na África do Sul, o período de secas registrado no continente africano pode prejudicar o acesso e a adesão à terapia antirretroviral (TARV) e aumentar a exposição à infecção pelo HIV decorrente da realocação territorial. O ensaio, liderado por Kingsley Orievulu, da Universidade de Joanesburgo, foi publicado em 8 de julho de 2022 na revista The Lancet Planetary Health.

Inicialmente, os pesquisadores revisaram 111 estudos primários. A maioria dos artigos era focada nos impactos das secas na saúde da população de forma ampla. Em seguida, foram priorizados os trabalhos que investigavam as consequências do período de estiagem em pessoas que vivem com HIV e no acesso e adesão desses participantes aos medicamentos antirretrovirais. Todos os ensaios foram realizados a partir de 2003, ano em que a TARV foi implementada na região.

Os fatores socioeconômicos são determinantes para o acesso e a adesão aos medicamentos durante as secas. Esse período ocasiona a perda de plantações e gado, redução do número de empregos, aumento do preço dos alimentos e falta de água potável. A insegurança alimentar, informada pela maioria dos entrevistados, se mostrou uma importante barreira à adesão. Foi comum os participantes relataram preocupação em ter que ingerir um comprimido com o estômago vazio.

As secas também são um forte fator impulsionador de migração, com realocação para longe das áreas afetadas, onde o solo seja fértil e o gado posso encontrar alimento e água. Na maioria das vezes, o deslocamento significou a mudança para um local desconhecido e não estar cadastrado nas unidades de saúde afetou o acesso e a adesão dos voluntários à TARV.

O período de estiagem também ocasionou o desgaste das estruturas de apoio familiar para a maior parte dos entrevistados. Isso propiciou uma exposição maior aos riscos relacionados ao sexo transacional, novos parceiros sexuais e a falta de diálogo sobre métodos de prevenção com esses parceiros, aumentando consideravelmente a chance de aquisição do HIV.

De acordo com os autores, é importante a implementação de políticas públicas de saúde para apoiar bons resultados de prevenção e adesão ao tratamento do HIV em tempos de mudanças climáticas e deslocamentos. Eles afirmam, no entanto, que as más condições econômicas registradas nessas regiões são capazes de limitar o sucesso dessas intervenções.

Fonte: site da revista The Lancet Planetary Health, de 8 de julho de 2022.

(https://www.thelancet.com/journals/lanplh/article/PIIS2542-5196(22)00016-X/fulltext)