2022 Notícias

Monkeypox é tema da live ImPrEP na próxima quinta-feira (8/9/22)

Informação e comunicação são instrumentos fundamentais para conhecer qualquer doença e, principalmente, combater estigmas e preconceitos. Nesse sentido, o ImPrEP promoverá na próxima quinta-feira (8/9/2022), às 19 horas, em sua página institucional no Facebook (@imprepbrasil), a live Monkeypox: o que precisamos saber sobre essa doença?

O encontro virtual, uma parceria do ImPrEP com a Aliança Nacional LGBTI+ e o Grupo Arco-Íris, reunirá especialistas e ativistas, contando com a participação da diretora do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) e pesquisadora principal do ImPrEP, Valdiléa Veloso, da infectologista e pesquisadora do INI/Fiocruz Mayara Secco, do presidente do Arco-Íris e diretor de políticas públicas da Aliança Nacional, Claudio Nascimento, da educadora comunitária Laylla Monteiro, também do INI, e do professor e educador comunitário do ImPrEP-AM Gabriel Mota, com mediação a cargo de Júlio Moreira, coordenador comunitário do projeto.

O objetivo da live é trazer conhecimento sobre formas de transmissão, cuidados a serem tomados e tratamento, como também debater acerca de alternativas de mobilização comunitária para a disseminação de informações confiáveis visando, principalmente, o combate ao estigma da monkeypox ligado à sexualidade.

No Canal ImPrEP desta página ou na conta institucional no YouTube (projeto ImPrEP INI/Fiocruz), é possível assistir a todas as lives já realizadas:

-A estratégia da educação de pares

– Ativismo na luta contra a aids

– PrEP e pessoas trans

– PrEP e HSH

– Redução de danos e chemsex – sexo químico

– Autotestagem de HIV como estratégia de prevenção combinada

– Criação de ambientes favoráveis nos serviços de acolhimento da população LGBTI

– Estratégias de educação de pares para populações periféricas

– Existe estigma contra os usuários de PrEP?

– Prevenção combinada para mulheres cis e trans

– Saúde mental e prevenção combinada

– Homens trans e prevenção combinada

– População negra e prevenção combinada

– Dia Internacional de Luta contra a Aids

– Dia Nacional da Visibilidade Trans

– Dia Internacional de Combate à LGBTIfobia

– Dia Internacional do Orgulho LGBTI+