PrEP: temas gerais

PrEP e telemedicina em tempos de Covid-19: experiências de profissionais de saúde no México

O ImPrEP é um projeto de demonstração da profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV  desenvolvido no México para populações com alto risco de infecção para o HIV. Para dar continuidade aos cuidados durante o início da pandemia da Covid-19, surgiram estratégias de telemedicina para reduzir o atendimento presencial e o risco de contágio. O objetivo do subestudo “PrEP e telemedicina em tempos de Covid-19: experiências de profissionais de saúde no México” foi identificar a aceitabilidade dos profissionais de saúde do ImPrEP em relação ao uso de estratégias de telemedicina, durante o primeiro ano da contingência do novo coronavírus.

O trabalho, realizado por Alma Cruz Bañares, do Instituto Nacional de Saúde Pública do México e outros colaboradores*, foi apresentado pelo ImPrEP em forma de pôster na 24ª Conferência Internacional de AIDS (AIDS 2022), realizada de 29 de julho a 2 de agosto em Montreal, Canadá.

Em maio de 2021, foram feitas 16 entrevistas com profissionais de saúde de quatro centros do estudo  ImPrEP no México, que participaram das estratégias de telemedicina desenhadas para atuar diante da situação. Tal participação foi avaliada de acordo com o contexto pandêmico, a infraestrutura física e tecnológica disponível, a logística e a organização, bem como a disposição, atitude, conhecimento e experiência anterior.

Foram percebidos como benefícios a redução do risco de contágio pela Covid-19, a redução de tempo em termos de deslocamentos e de duração das consultas da espera para atendimento. Entre as barreiras mencionadas, a impossibilidade da oferta de exames físicos aos usuários e a dificuldade de obtenção de medicamentos a partir de prescrições enviadas eletronicamente. Também foi reportado que a implementação envolveu questões econômicas, trabalhistas e emocionais, podendo ter interferido, ainda, em questões de privacidade pessoal e na relação médico/paciente.

Os autores apontam que as estratégias de telemedicina são uma ferramenta que facilita o acesso à PrEP a grupos específicos de usuários. É preciso considerá-las como complemento ou parte de um modelo híbrido que implica atendimento presencial e virtual, à escolha do usuário. Para potencializar os benefícios, recomendam um protocolo e diretrizes claras. Para que tais estratégias possam ser implementadas com maior sucesso, é essencial disponibilizar aparelhos eletrônicos atualizados, garantir conectividade e infraestrutura de internet adequadas, além de fortalecer as competências dos profissionais e usuários para essa forma de atendimento.

*Autores do trabalho:

Alma Cruz Bañares, Anabel Rojas, Araczy Martínez-Dávalos, Santiago Aguilera-Mijares, Sergio Bautista-Arredondo, Heleen Vermandere,  do Instituto Nacional de Saúde Pública, Cidade do México, México