HIV, IST e Outros

Estudo sobre I = I mostra desconexão entre conhecimento e crença na mensagem

Um estudo italiano, conduzido por Antonella Cingolani, da Universidade Católica do Sagrado Coração, em Roma, mostrou, entre outras descobertas, que 75% das pessoas que vivem com HIV já ouviram falar de Indetectável = Intransmissível (I = I), enquanto pouco menos de 50% dos que são HIV negativo tiveram conhecimento da mensagem. A pesquisa foi publicada, em 20 de junho, na revista AIDS Care.

Os autores entrevistaram um total de 1.121 participantes, dos quais 634 viviam sem o vírus e praticavam sexo sem preservativo. A maioria dessas pessoas tinha menos de 40 anos (73%), era do sexo masculino (68%) e havia completado o ensino superior (62%). Cerca de 65% eram gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens (HSH) e relataram uma média de dois parceiros sexuais no último ano. Nenhum dado relacionado à profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV foi citado.

A distribuição etária dos 397 voluntários que vivem com HIV foi diferente: apenas 31% tinham menos de 40 anos e 38% haviam passado dos 50. Eram predominantemente do sexo masculino (82%) e 66% HSH. Pouco menos da metade vivia com o vírus há mais de uma década, enquanto 28% viviam com HIV há menos de cinco anos. Noventa e cinco por cento tinham carga viral indetectável.

Também participaram do ensaio 90 médicos infectologistas, a maioria com menos de 40 anos (54%) e do sexo feminino (59%). Dos 73 profissionais que tratavam pessoas vivendo com HIV, cerca de 50% tinham menos de 100 pacientes, em comparação com 30% que possuíam mais de 400.

Todos os entrevistados foram questionados se já haviam ouvido falar de I = I. Aqueles que responderam que sim foram apresentados a uma pergunta de acompanhamento sobre a crença na precisão do conhecimento. Essa resposta poderia variar em uma escala de 1 (completamente impreciso) a 4 (completamente preciso).

Um total de 92%, 75% e 47% dos médicos, voluntários que vivem com HIV e pessoas HIV negativo, respectivamente, conheciam I = I. Entre os participantes vivendo com o vírus e os médicos cientes da mensagem, 80% acreditavam que ela era completamente precisa. Esse percentual caía para apenas 67% entre os voluntários HIV negativo.

Embora 59% das pessoas sem o vírus tenham indicado que o I = I mudou parcialmente ou completamente a sua atitude em relação ao sexo com alguém que vive com HIV, o restante afirmou que a mensagem surtiu pouco ou nenhum efeito.

“O presente estudo mostrou alguma inconsistência entre o conhecimento e a percepção da precisão de I = I em pessoas vivendo com HIV e médicos”, dizem os pesquisadores. Eles também afirmam que mais esforços devem ser implementados para difundir a mensagem entre subgrupos que podem se beneficiar de campanhas educacionais direcionadas.

Fonte: site da revista AIDS Care, de 20 de junho de 2022.

(https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/09540121.2022.2074960)