2022 Notícias

Como os HSH se sentem ao divulgar o status de HIV positivo nas mídias sociais?

Liderada por Steven Philpot, do Kirby Institute, em Sidney, na Austrália, uma pesquisa qualitativa revelou que homens gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens (HSH), com o objetivo de ter controle sobre a própria narrativa e desafiar o estigma, estão optando por contar sobre seus status positivo de HIV nas mídias sociais. Avanços biomédicos, como a profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV e a descoberta de indetectável = intransmissível (I = I), aliviaram alguns dos medos relacionados à infecciosidade e facilitaram a divulgação. O ensaio foi publicado, em 20 de maio, na revista Sociology of Health & Illness.

Cento e cinquenta e cinco HSH vivendo com HIV foram entrevistados e contaram sobre suas experiências ao divulgar o status positivo no Facebook ou no Instagram. Os participantes tinham entre 26 e 50 anos (média de 33 anos), eram brancos e tinham o inglês como primeira língua. Todos cursavam a universidade, acessavam usualmente os cuidados de saúde e possuíam carga viral indetectável.

Os voluntários, por meio de recursos disponibilizados pelas mídias sociais, conseguiam ter controle sobre o alcance das postagens. Enquanto a maioria escolheu que todos os seus amigos e seguidores pudessem vê-las, alguns limitaram o acesso às informações. No entanto, os entrevistados reconheceram que não poderiam controlar os compartilhamentos a partir da postagem feita.

Jasper, de 32 anos, postou uma foto de sua medicação usando o recurso de ‘amigos próximos’ no Instagram. “Eu sabia que para entender o post era preciso estar vivendo com HIV ou ter bom conhecimento sobre o assunto. Muitos compreenderam a mensagem e mandaram recados de apoio, mas outros imaginaram que eu estava tomando algum tipo de antibiótico”, disse.

No entanto, houve um consenso de que uma divulgação feita de forma impessoal poderia não funcionar bem entre familiares e amigos mais próximos. Foi o que aconteceu com Angus, de 28 anos: “Eu contei para a minha mãe pelo WhatsApp e ela disse que preferia conversar pessoalmente. Acabei fazendo dessa maneira com o restante da família. Para as outras pessoas, informei por meio de um post no Facebook. No final, todos entenderam a situação e foram amáveis comigo”.

Na maioria das vezes, os participantes receberam mensagens de apoio às suas postagens, entretanto havia uma ansiedade causada pelo medo da estigmatização, fofocas e outras respostas negativas. Flynn, de 27 anos, descreveu: “Limitei minhas interações nas redes sociais. As pessoas perceberam que parei de acessar a internet.Tive receio de meus amigos se afastarem de mim. Quando tomei coragem para voltar, notei que todos os recados eram de incentivo e carinho”.

“A divulgação pública nas mídias sociais ofereceu aos voluntários a oportunidade de se expressarem e retrabalharem suas identidades”, afirmou Philpot. Ainda de acordo com o autor, um dos principais benefícios dessa prática foi desafiar o estigma em relação ao vírus e tirar o HIV da lista de informações desagradáveis, privadas e difíceis.

Fonte: site da revista Sociology of Health & Illness, de 20 de maio, de 2022.

(https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/1467-9566.13469)