PrEP, HSH e trans

Dissertação de mestrado aborda descontinuidade de seguimento/abandono de PrEP entre HSH e mulheres trans no INI/Fiocruz

A profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV com emtricitabina/tenofovir (FTC/TDF) é altamente eficaz na prevenção da infecção pelo HIV. Avaliar a descontinuidade de seguimento/abandono de PrEP e os fatores associados entre travestis/mulheres transgênero (mulheres trans) e homens gays, bissexuais e demais homens que fazem sexo com homens (HSH) foi o objetivo da dissertação de mestrado de Amanda E. Guevara, pela Coordenação do Programa de Pós-graduação em Pesquisa Clínica do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz).

O trabalho, defendido por videoconferência, em 24 de fevereiro de 2022, teve como orientadoras a chefe do Laboratório de Pesquisas Clínicas em DST e Aids do INI/Fiocruz e também co-pesquisadora principal do projeto ImPrEP, Beatriz Grinsztejn, e Lara Coelho, pesquisadora do INI/Fiocruz.

O estudo incluiu mulheres trans e HSH que iniciaram a PrEP oral com FTC/TDF no INI/Fiocruz de 2014 a 2020. A descontinuidade foi definida como não ter comparecido a qualquer visita dentro de 180 dias a partir da primeira dispensação da profilaxia. As variáveis de exposição foram idade, gênero, raça, escolaridade, sexo transacional, sexo anal receptivo sem preservativo, uso de substâncias, como cocaína, crack ou pasta de cocaína, maconha, anfetaminas e club drugs (ketamina, ectasy, LSD e GHB) e diagnóstico de sífilis na inclusão.

Foi incluído um total de 1.463 participantes agrupados de acordo com o estudo ou programa no qual iniciaram a PrEP (ImPrEP: 43,5%; PrEP SUS: 36,8%; PrEP Brasil: 12,3%; e PrEParadas: 7,4%;). A idade média foi de 29 anos, 37% brancos, 24,3% negros e 37,2% pardos, com 83,4% sendo HSH e 16,6% mulheres trans. Mais de 70% tinham concluído o ensino médio ou superior, 15,1% relataram sexo transacional, 58,6% disseram ter realizado sexo anal sem preservativo e 15,2% tiveram diagnóstico de sífilis na inclusão.

A descontinuidade de seguimento/abandono de PrEP foi de 9,7% nos primeiros 180 dias. Voluntários mais jovens (18 a 24 anos), mulheres trans e indivíduos com menos de 12 anos de escolaridade apresentaram maiores chances de descontinuar o seguimento/abandonar PrEP. Os resultados do estudo sugerem a adoção de estratégias específicas para melhor adesão dessas populações.

Participaram da comissão examinadora:  Valdiléa Veloso (1), Thiago Torres (1), Brenda Hoagland (1) e Cristina Pimenta (2)

(1)INI/Fiocruz

(2)Ministério da Saúde

A dissertação está disponível no site da CAPES, no link: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/