HIV, IST e Outros

Vacina experimental contra o HIV da Moderna é aplicada em primeiros pacientes

A farmacêutica Moderna anunciou, em janeiro de 2022, a vacinação dos primeiros participantes de um ensaio clínico de fase 1 de um imunizante experimental contra o HIV.  O estudo, intitulado IAVI G002, vem sendo conduzido em parceria com a International AIDS Vaccine Initiative (IAVI), organização de pesquisas científicas sem fins lucrativos.

A cooperação está testando um imunizante, utilizando a tecnologia de mRNA (ou RNA mensageiro), que fornece antígenos específicos do HIV ao corpo humano, com objetivo de induzir uma resposta imune robusta. Esses antígenos foram inicialmente desenvolvidos por pesquisadores e cientistas da IAVI, liderados por William Schief.

Financiado em parte pela Fundação Bill e Melinda Gates, o ensaio acompanhará 56 participantes adultos e HIV negativos para atestar a segurança e a eficácia da vacina. Dentre os voluntários, 48 vão receber duas doses do imunizante primário e, dessas, 12 também irão tomar uma dose de reforço. As oito pessoas restantes receberão apenas o reforço.

Participam do estudo voluntários da Faculdade de Medicina da Universidade de George Washington, em Washington, do Centro de Vacinas Hope Clinic of Emory, em Atlanta, do Centro de Pesquisa do Câncer Fred Hutchinson, em Seattle, e do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas, em San Antonio.

“Estamos extremamente empolgados em avançar na direção da vacina contra o HIV com a plataforma de mRNA da Moderna. A busca por esse imunizante vem sendo desafiadora. Esperamos progredir rapidamente em direção a um produto eficaz e urgentemente necessário”, disse Mark Feinberg, presidente e CEO da IAVI.

Fonte: site da CNN Brasil, de 31 de janeiro de 2022.

(https://www.cnnbrasil.com.br/saude/vacina-experimental-contra-hiv-e-aplicada-em-primeiros-pacientes/?utm_source=social&utm_medium=facebook-feed&utm_campaign=saude-cnn-brasil&utm_content=link)