2022 Notícias

CROI 2022: ImPrEP mais uma vez presente

De 12 a 16 de fevereiro de 2022, acontece a nova edição de um dos mais importantes eventos mundiais do universo de HIV/aids: a Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas (CROI). O encontro, novamente virtual por conta da epidemia de Covid-19, reúne mais de 4 mil líderes de pesquisa internacional e especialistas renomados visando traçar um panorama atual em termos de estudos e resultados no enfrentamento do HIV.

A CROI 2022 trata de temas importantes, como avanços na cura do HIV com perspectivas clínicas, profilaxia pré-exposição (PrEP) para adolescentes, jovens e profissionais do sexo, PrEP e PEP (profilaxia pós-exposição), HIV e Covid-19, HIV e hepatites, a eficácia das vacinas, drogas injetáveis de longa duração, entre outros.

O ImPrEP, mais uma vez, está presente no evento com dois pôsteres: “PrEP: adesão de longo prazo entre gays/outros homens que fazem com homens (HSH), mulheres trans e travestis na América Latina – o estudo ImPrEP” (Valdiléa Veloso et al.) e “Saúde mental e adesão à PrEP entre HSH e pessoas não-cisgênero da América Latina” (Hamid Vega-Ramirez et al).

Destaque especial para a participação de Beatriz Grinsztejn, chefe do Laboratório de Pesquisas Clínicas em DST e Aids, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), e também pesquisadora principal do ImPrEP no Brasil, recém-eleita presidente da International Aids Society para o período 2024-2026. Beatriz foiconvidada a se apresentar na sessão denominada“Palestra N’Galy-Mann”, distinção dada a pesquisadores de HIV/aids com importantes e relevantes trabalhos nas áreas de epidemiologia ou pesquisa clínica no mundo. Ela falou sobre “Pesquisa em HIV: gerando evidências para o avanço das políticas de saúde pública no Brasil”, na plenária do dia 13/2.

O INI/Fiocruz também se faz presente na sessão interativa “Tratamento da Covid-19: consenso e controvérsias”, com a participação da pesquisadora Sandra Wagner-Cardoso, no dia 14, segunda-feira, às 16 h (horário de Brasília).

Além disso, a conferência realizará um simpósio especial, de 22 a 24 de fevereiro, para debater assuntos como maturação viral, profilaxia pós-natal infantil, reservatórios de HIV, tuberculose, infecções sexualmente transmissíveis, HIV e envelhecimento etc.

Para saber mais sobre o evento acesse: https://www.croiconference.org/