2021 Notícias

OMS publica novas diretrizes para prevenção, testagem, tratamento, prestação de serviços e monitoramento do HIV

Durante o ano de 2021, a Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou novas diretrizes consolidadas sobre questões de saúde fundamentais, com destaque para hepatite C (autoteste), infecções sexualmente transmissíveis e um específico acerca do HIV. Sobre esse último, as orientações foram denominadas “Diretrizes consolidadas sobre prevenção, testagem, tratamento, prestação de serviços e monitoramento do HIV: recomendação para uma abordagem de saúde pública” (https://www.who.int/publications/i/item/9789240031593).

A publicação reúne importantes atualizações clínicas e programáticas, fornecendo recomendações globais e baseadas em evidências e declarações de boas práticas em abordagem de saúde pública, centrada nos direitos e nas pessoas.

O documentotraz orientações mais recentes sobre estratégias de teste de HIV – o ponto de partida para a prevenção e o tratamento do vírus –, assim como orientações amplas sobre o diagnóstico de recém-nascidos. Outras recomendações importantes dizem respeito ao início rápido da terapia antirretroviral (TARV) e ao uso do dolutegravir como profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV. Ainda estão incluídas recomendações atualizadas sobre o tempo de terapia antirretroviral (TARV) e a adoção de novas tecnologias de atendimento para o monitoramento do tratamento.

Abordagens diferenciadas para apresentação de serviçosde HIV são enfatizadas, com indicações para permitir que tratamentos sejam iniciados fora das unidades de atendimento. A metaé reduzir o contato entre profissionais e pacientes que se encontrem em boas condições de saúde. Essas recomendações ajudam a garantir que as pessoas que vivem com HIV possam iniciar e continuar o tratamento durante um possível período de interrupção dos serviços,em decorrência da pandemia de Covid-19, por exemplo.

A doença avançada por HIV continua a ser um desafio global. As diretrizes trazem um novo capítulo totalmente dedicado a esse tópico, resumindo as recomendações anuaisda OMS de cuidados abrangentes e orientações recentes para a terapia preventiva. O documento apresenta, ainda,indicações atuais sobre o manejo de coinfecções comuns e comorbidades associadas ao HIV, incluindo uma nova seção sobre câncer cervical, úlcera buruli e leishmaniose visceral.

As autoridades afirmam que essas diretrizes são um passo importante para a garantia do acesso universal aos medicamentos de TARV, para prevenir e tratar o HIV.Outro grande objetivo écolaborar para acabar com a epidemia de HIV/aids, como uma ameaça global de saúde pública, até o ano de 2030.

Para conhecer as outras diretrizes, acesse:

– autoteste de hepatite C: https://www.who.int/publications/i/item/9789240031128 (leia também matéria publicada no site ImPrEP emhttp://imprep.org/2021/07/28/ini-fiocruz-participa-da-construcao-das-diretrizes-sobre-autoteste-de-hepatite-c-lancadas-pela-OMS-2/)

– infecções sexualmente transmissíveis: https://www.who.int/publications/i/item/9789240024168

Fontesda matéria sobre as diretrizes sobre o HIV: site da OMS, julho de 2021.

(https://www.who.int/news/item/16-07-2021-who-publishes-new-consolidated-hiv-guidelines-for-prevention-treatment-service-delivery-monitoring) e (https://www.who.int/publications/i/item/9789240031593)