HIV, IST e Outros

Anvisa aprova primeiro tratamento para o HIV com apenas um comprimido

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, em 29 de novembro de 2021, o primeiro tratamento para o HIV que contém duas substâncias diferentes em um único comprimido. O novo medicamento, chamado Dovato, é uma combinação da lamivudina e do dolutegravir sódico.

O registro foi concedido ao laboratório GlaxoSmithKline Brasil Ltda. A empresa afirmou que a aprovação do Dovato é apoiada por estudos globais que incluíram mais de 1.400 adultos e pelos resultados do estudo Tango, apresentado na11ª Conferência sobre a Ciência do HIV (IAS 2021), promovida virtualmente pela International Aids Society, em julho.

Para a Anvisa, a possibilidade de dose única simplifica o tratamento e facilita a adesão dos pacientes. Existem no mundo outros comprimidos similares para o HIV, mas esse é o primeiro medicamento que pode ser usado desde o início da terapia.

De acordo com a bula aprovada, o novo medicamento reduz a carga viral do paciente, mantendo-a em um nível baixo. As substâncias também promovem o aumento na contagem de CD4, tipo de glóbulo branco do sangue que exerce papel importante na manutenção de um sistema imune saudável, ajudando a combater infecções.

O medicamento é indicado como um regime completo para o tratamento do HIV em adultos e adolescentes acima de 12 anos,com peso superior a 40kg, sem histórico de terapia antirretroviral prévia ou em substituição ao regime antirretroviral atual em pessoas com supressão virológica.

“Aproximadamente metade das pessoas que vivem com HIV fazem uso de terapia antirretroviral utiliza o dolutegravir em seus tratamentos. O Dovato representa um grande avanço para esses pacientes”, disse em nota a farmacêutica.

Fonte: site da Folha de São Paulo, de 29 de novembro de 2021.

(https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2021/11/anvisa-aprova-primeiro-tratamento-para-hiv-com-apenas-um-comprimido.shtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=social&utm_campaign=compwa)